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10/12/2014 - 08:28

Abraciclo apoia resolução do Contran que estabelece novos sistemas de frenagem para motocicletas

Regulamentação da obrigatoriedade do uso de sistema antitravamento e de frenagem combinada das rodas proporcionará mais segurança aos motociclistas.

A Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, considera a publicação da Resolução Contran 509/2014 uma conquista para o Setor de Duas Rodas, que passa a ter padrões de segurança de frenagem comparados aos europeus.

A Resolução obriga que as motocicletas saiam das fábricas equipadas com novos sistemas de frenagem. As motos inferiores a 300 cilindradas deverão contar com sistema de frenagem combinada das rodas (CBS) ou opcionalmente o sistema antitravamento das rodas (ABS). Já as motos com 300 ou mais cilindradas serão obrigadas a utilizar o ABS. Essas regras valem para motocicletas destinadas ao mercado brasileiro, produzidas aqui ou importadas.

De acordo com o cronograma, a nova regra deve ser implantada a partir das seguintes datas: 1º de janeiro de 2016 em 10% da produção ou importação; 1º de janeiro de 2017 em 30%; 1º de janeiro de 2018 em 60% e, finalmente, em 1º de janeiro de 2019 em 100%.

“Isso ocorre num momento em que a indústria de motocicletas tem se mostrado cada vez mais empenhada em oferecer novos itens de segurança aos motociclistas. Com essa Resolução, o Brasil passa a ocupar posição de destaque na América Latina em relação à segurança em duas rodas”, declara José Eduardo Gonçalves, diretor-executivo da Abraciclo.

A resolução na integra está disponível para consulta no site do Denatran[ www.denatran.gov.br].

Abraciclo e o Setor Duas Rodas -Com 38 anos de história e 12 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.

Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

. Motocicletas.: Frota nacional: mais de 20 milhões | Produção anual: cerca de 1,5 milhão de unidades | 6º maior produtor mundial.

. Bicicletas.: Frota nacional: mais de 70 milhões | Produção anual: acima de 4 milhões de unidades | 3º maior produtor mundial. [www.abraciclo.com.br].

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