Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2014 - 13:11

Samsung promove primeiro Fórum de Educação na América Latina

E apresenta resultados do concurso “Respostas para o Amanhã”.

Evento proporcionou o compartilhamento de melhores práticas educacionais e debates com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Projetos concebidos por alunos de escolas públicas de sete países latinos demonstram como as ciências exatas podem melhorar a comunidade.

São Paulo, Brasil – “Como a Matemática e as Ciências podem melhorar a sua comunidade?” Motivados por esse desafio, aproximadamente 27 mil alunos e professores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá e Peru inscreveram 2.200 projetos na primeira edição latino-americana do concurso “Respostas para o Amanhã”, promovido pela Samsung. As iniciativas vencedoras foram apresentadas e premiadas, nessa semana, durante o primeiro Fórum de Educação na América Latina.

“Muito além dos números, temos imensa satisfação por termos testemunhado a iniciativa e o empenho dos educadores e alunos. Eles dedicaram toda a sua criatividade, talento, compromisso e desejo de melhorar a nossa sociedade por meio da educação”, declarou Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung para América Latina.

O “Respostas para o Amanhã” é voltado para jovens de escolas públicas e visa identificar práticas educativas que promovam a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre ciências, tecnologia, engenharia e matemática, como recurso para resolver problemas que os alunos enfrentam no dia a dia de onde moram. Além de promover a aplicação prática das teorias, o programa reforça o engajamento e protagonismo dos jovens, ao mesmo tempo em que gera benefícios para as comunidades.

Para realização do concurso na América Latina, a Samsung contou com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (REDUCA), entre outros parceiros regionais e locais.

Voltado a estudantes de 11 a 17 anos, o concurso foi composto por três fases, cujas datas variaram de acordo com cada país. Após as inscrições no site oficial do “Respostas para o Amanhã” os 20 melhores trabalhos de cada país foram selecionados por uma comissão julgadora, constituída por especialistas em educação. Esses grupos semifinalistas foram contemplados com um kit de edição para produzirem um vídeo de seus projetos (composto por notebook, câmera e software de edição). Após envio dos vídeos, as cinco melhores produções de cada país participaram de uma etapa para votação pública e da comissão julgadora.

Os projetos de maior destaque na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no México, no Panamá e no Peru conquistaram a implementação da estrutura de uma sala interativa – Samsung Smart School em suas escolas. “Ainda que o prêmio estabeleça um grande vencedor, acreditamos que quando investimos e acreditamos na educação, todos saímos vitoriosos”, afirma Laffitte.

As práticas descobertas nesse Prêmio servem de referência para todas as escolas e educadores do mundo. Entre os temas abordados destacam-se: - O cuidado com a água; - A investigação e uso alternativo de recursos naturais; - A implantação de hortas, jardins e laboratórios ambientais dentro das escolas; - Sistemas de alerta de terremotos e chuvas; - O descarte e reuso de resíduos, até mesmo para tecnologias de inclusão social.

A iniciativa “Respostas para o Amanhã” começou nos Estados Unidos em 2010, e desde então, tem tido crescente sucesso. Em sua última edição, mais de 1,6 mil escolas americanas de diferentes estados participaram do concurso.

Primeiro Fórum de Educação na América Latina -A Samsung acredita que é fundamental investir e promover iniciativas para valorizar o professor, os alunos e a escola. Por isso, para celebrar o encerramento da primeira edição do concurso “Respostas para o Amanhã” na América Latina promoveu o primeiro Fórum de Educação.

“Nosso compromisso é proporcionar um diálogo honesto e direto entre os estudantes e os líderes na área de educação, como professores, diretores, acadêmicos, representantes de instituições, entre outros”, afirma Helvio Kanamaru, gerente de Cidadania da Samsung para a América Latina.

Segundo o executivo, a Samsung assumiu um forte compromisso para o desenvolvimento e melhoria da qualidade da Educação na América Latina, sobretudo na área de ciências exatas. “Executamos diversas iniciativas que seguem as orientações de nossa plataforma global de Cidadania Corporativa. Temos por objetivo gerar mudanças positivas na vida das pessoas e ampliar suas possibilidades de desenvolvimento e crescimento. Acreditamos que a educação estabelece bases sólidas para que cada indivíduo possa alcançar seus sonhos e conquistas”, conclui Kanamaru.

Resultados do “Respostas para o Amanhã” na América Latina: . Argentina =334 alunos e 110 docentes impactados pelas oficinas. |.318 projetos inscritos por escolas do ensino médio em todo o país. |.Projeto de destaque: “Alerta antecipado de sismos, sua contribuição para diminuir riscos” da Escola Industrial Domingo Faustino Sarmiento.

. Brasil =8.600 alunos de todos os estados participaram do concurso. Vencedor nacional escolhido pela comissão julgadora: Escola Estadual Tristão de Barros de Currais Novos, no Rio Grande do Norte com o projeto “Equilibrio - para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor”.

Também foi entregue o troféu pelo voto popular para a Escola de Ensino Médio Murilo Braga de Martinópole, no Estado do Ceará com o projeto “Ecofiltro: carvão ativado do pecíolo da folha da carnaúba (copernicia prunifera) para o tratamento d’água da nossa região.”

. Chile=185 projetos inscritos. Mais de 12 mil votos para eleger os ganhadores-2 projetos premiados: “Cartografia da contaminação de águas” e “Aumentando a eficiência da irrigação através de polímeros”.

Contou com o respaldo de organizações como: Explora Conicyt; Educação 2020; Fundação Mustakis; Fundação Ciência Jovem e Fundação Chile.

. Colômbia =Participação de 28 dos 32 departamentos que integram o país=346 propostas foram cadastradas. 1.730 estudantes e 692 docentes de 277 colégios participaram. Projeto ganhador “Elaboração de aglomerados a partir de resíduos sólidos de colheita”.

. México=Projeto vencedor: “Combatendo a asma” da escola de ensino médio técnico no. 43. 120 ideias foram inscritas. Iniciativa realizada em parceria com o Conselho da Comunicação e com a Direção Geral de Ensino Médio Técnico.

. Panamá=Mais de 350 estudantes participaram nacionalmente. 103 projetos inscritos. Ganhador: “Jardins verticais com materiais do meio, uma alternativa para a falta de áreas verdes no Panamá” do Centro Educacional Ciclo Panamá.

. Peru=Ganhador: Instituto Educacional Alfredo Tejada, com o tema “Influência do projeto inovador de investigação científica escolar no desenvolvimento de capacidades e atitudes ambientais dos estudantes”.

Samsung Electronics Co., Ltd. - A Samsung Electronics é líder global em tecnologia e abre novas possibilidades para usuários em todo o mundo. Por meio de um processo de constante inovação, estamos transformando os mercados de televisores, smartphones, computadores pessoais, impressoras, câmeras, eletrodomésticos, soluções LTE, equipamentos médicos, semicondutores e soluções de LED. Empregamos 286 mil pessoas, em 80 países, com vendas anuais superiores a US$ 216.7 bilhões. Nosso objetivo é criar novas possibilidades para as pessoas ao redor do mundo. [www.samsung.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira