Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/01/2008 - 10:39

Um estranho em mim

Ousado e longe dos moralismos tradicionais, este livro é um mergulho na alegria, no desespero, no abandono e na dor de quem já experimentou o que é amar – e perder.

Romance premiado, Um estranho em mim conta a arrebatadora história de Eduardo, bem-sucedido médico de meia-idade, e de seu amor por Alexandre, um adolescente de 17 anos. O grande trunfo do livro de Marcos Lacerda — lançamento das Edições GLS (192 pp., R$ 37,50) — é falar das vivências profundas do ser humano – homossexual ou não –, da solidão e do medo que todos experimentamos ao longo da vida.

Partindo de uma temática homossexual, a obra transcende este universo ao provocar a imediata identificação do personagem central com o leitor, seja ele gay ou não. Lacerda é extremamente feliz em sua abordagem dos aspectos mais delicados das emoções e sentimentos humanos — tão humanos que nos prendem e seduzem do começo ao fim.

“Desse modo, a obra permite que se veja o coração de um homem que, a partir do fim do seu romance, experimenta tanto o que pode haver de mais sofrido e angustiante quanto o que há de mais sublime e terno — qualidade essa que lembra o maior paradoxo de nossa existência, várias vezes representado na literatura mundial. Numa viagem ao interior de si mesmo, feita de inferno e de céu, às voltas com os enigmas do amor, Eduardo atualiza o que se representa na literatura pelo menos desde a Divina Comédia”, esclarece o autor.

É, portanto, um livro ágil e denso, vibrante e bem escrito, um verdadeiro convite a encontrarmos o estranho que existe em cada um de nós, como exemplifica o trecho a seguir: “É madrugada. Preferiria estar dormindo, para não ter que olhar minha vida. Fantasmas me torturam, fazendo-me lembrar que já faz dois meses desde a partida de Alexandre. Ou será mais? Não importa; naquele dia eu morri. Agora, outro vive em mim; esse que venho conhecendo pouco a pouco, lentamente, sem pressa e sem querer. Que não me atrai nem me repele. Que me mantém vivo por um tempo que será o dele, não o meu.”

Com uma estrutura dramática simples, porém sedutora, o romance de Lacerda aprisiona o leitor do início ao fim. “Tratando de sentimentos comuns, Eduardo é tão terrivelmente humano que pode ser qualquer um de nós. E é este o segredo da sedução e do fascínio do livro. Sem moralismos, faço o relato da vida de um homem”, conclui o autor.

Autor - Marcos Lacerda nasceu em João Pessoa, em 28 de Dezembro de 1968, e desenvolveu, desde cedo, um verdadeiro fascínio pela leitura. “Havia na casa dos meus pais, uma grande estante apinhada de livros. Acho que li todos eles. Nessa época, ler era, para mim, a mais maravilhosa das brincadeiras. Foi assim que conheci as grandes obras da literatura brasileira e mundial”. Esse foi, segundo o autor, o despertar do gosto pela literatura em sua vida. Esse fascínio por narrativas continuou vida afora, não tanto sob a forma da escrita, mas principalmente sob a da escuta, motivo pelo qual se tornou psicólogo clínico e especializou-se em teoria psicanalítica.

Foi durante um período de estudos em Paris, que surgiram as sementes de Um estranho em mim. De volta ao Brasil, dividindo-se entre as atividades no consultório, o término do mestrado em Psicologia Social e seus estudos como membro do Instituto de Estudos Psicanalíticos da Paraíba, entregou-se à tarefa de dar vida ao romance que lhe valeu o prêmio Novos Autores Paraibanos (versão 98/99). Atualmente, além das atividades em seu consultório, Marcos Lacerda desenvolve pesquisas sobre a violência contra homossexuais, como aluno do Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba.

Editora: Edições GLS, 192 páginas, ISBN: 978-85-86755-45-3, por R$ 37,50 | Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890 | Site: www.edgls.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira