Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2014 - 08:34

ABCZ anuncia agenda de etapas do Circuito 100% PMGZ em 2015

Estão programadas para o próximo ano novas 13 etapas, a partir de fevereiro. Estados abrangidos correspondem a 80% do rebanho nacional.

Após o sucesso da primeira etapa, realizada no dia 5 de dezembro(sexta-feira), em Araçatuba (SP), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anuncia a agenda completa de edições do Circuito 100% PMGZ de palestras em 2015. A próxima etapa acontece em Recife (PE), no dia 26 de fevereiro. O local e os horários ainda serão divulgados pela entidade.

Além da capital pernambucana, outras doze cidades em importantes regiões produtivas da pecuária nacional, ou em centros estratégicos, receberão o circuito: Campo Grande (MS), em 19 de março; Cuiabá (MT), em 31 de março; São Paulo (SP), em 09 de abril; Brasília (DF), em 13 de maio; Salvador (BA), em 19 de maio; Uberaba (MG), em 30 de junho; Vitória (ES), em 09 de julho; Palmas (TO), em 04 de agosto; Goiânia (GO), em 10 de setembro; Londrina (PR), em 15 de setembro; Belo Horizonte (MG), em 20 de outubro; e Belém (PA), em 10 de novembro.

Segundo o IBGE, os rebanhos dos estados abrangidos somados totalizam cerca de 164 milhões de cabeças, ou aproximadamente 80% do rebanho bovino nacional (corte e leite).

“O intuito com o 100% PMGZ é integrar o País em torno do melhoramento genético e outros elos da cadeia produtiva, pois a genética é de suma importância, mas depende do bom funcionamento de todos os segmentos na produção para a obtenção dos resultados esperados. ‘Pinçamos’ as principais regiões produtoras e vamos praticamente viajar o Brasil todo levando ao público participante o que há de melhor e mais moderno em discussões e práticas no campo da genética melhoradora bovina”, ressalta o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos.

O 100% PMGZ: Em seu novo momento, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos traz como principais diferenciais o fato do Sumário de Touros - Corte ser 100% produzido a partir de agora pela equipe de pesquisadores da ABCZ, garantindo maior agilidade no processo de produção das avaliações genéticas, além do atendimento e orientação dos criadores participantes do PMGZ ser feito de forma individualizada e personalizada, pelos técnicos de campo da ABCZ.

“Isso com certeza trará maior agilidade e redução de custos de produção ao PMGZ, que agora volta fortalecido e com tudo para se tornar o principal programa de melhoramento genético bovino do País, empregando novas tecnologias, como, por exemplo, a genômica em suas avaliações”, explicou no evento o pesquisador Fabiano Fonseca, da Universidade Federal de Lavras.

O PMGZ auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, tem a vantagem de diminuir o custo de produção por unidade de produto e melhorar a relação custo/benefício. Disponibiliza ao mercado informações genéticas consistentes que atestam as performances dos rebanhos inscritos em suas provas zootécnicas.

Hoje o programa é constituído por 280 mil matrizes ativas e tem a entrada de mais de 230 mil novos animais por ano. Em volume, já deixou para trás a marca dos 11 milhões de indivíduos avaliados. [www.abcz.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira