Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/01/2008 - 10:51

Espírito Santa homenageia Oxossi/São Sebastião

O cardápio é inspirado nas tradições afro-brasileiras e cortejo em Santa Teresa. Axé: Palavra Yorubana que significa força, poder, energia da natureza, energia transformadora.

Axé, salvem os orixás! Para homenagear São Sebastião (Oxossi no candomblé) com muito axé, o restaurante Espírito Santa, em Santa Teresa, criou um cardápio inspirado no sincretismo religioso afro-brasileiro com uma linha de petiscos e comidinhas dedicada a um Orixá e ao santo católico correspondente. Elaborado pela chef Natacha Fink, o menu é fundamentado nos sabores essenciais que norteiam a cozinha brasileira.

Além disso, o Espírito Santa fechou uma parceria com a grife Complexo B, que fará durante o mês de janeiro uma exposição temática no restaurante com roupas e acessórios (camisas e máscaras) inspirada também nos orixás. No dia 20 de janeiro, acontecerá em Santa Teresa um cortejo em homenagem aos deuses africanos, com Oxóssi (São Sebastião) como personagem principal. Atores vestidos a caráter em homenagem aos orixás, com estandartes criados pelo artista plástico Marcelo Brant, apresentarão pelas ruas do bairro performances de dança, teatro e música. O cortejo sairá às 17h do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, passará pelo Largo dos Guimarães e será finalizado em frente ao Espírito Santo.

Natacha ressalta que o cardápio é uma homenagem às tradições africanas trazidas ao Brasil, que ganharam neste lado do Atlântico traços bem particulares e indispensáveis à gastronomia brasileira. Segundo a chef, não se trata de comida de santo, nem religiosa, uma vez que não são utilizados os rituais de oferenda aos orixás. É, antes, uma homenagem e um agradecimento pelas conquistas do ano que chega ao fim e uma saudação a 2008.

“Minha carreira está ligada desde o início às tradições brasileiras. De um tempo para cá, passei a pesquisar a influência negra em nossa gastronomia. O tema extrapola as opções religiosas individuais e é um aspecto da cozinha brasileira que me fascina e diz respeito à nossa formação cultural”, explica a chef.

Cardápio é inspirado nas preferências dos Orixás - As entradinhas e belisquetes levam o nome do Orixá homenageado antecedidos por uma saudação em iorubá à entidade representada e pelo santo católico que o representa. O pacote para duas pessoas sai por apenas R$ 38,00. As opções começam com Laroyê Exu! (Santo Antônio), que leva um gole de cachaça e um bocado de farofa de frango assada, e com Akiyofá meus Pretos Velhos! (São Cipriano), com um caldinho de feijão. Na seqüência, podem-se escolher outros dois pratos entre sete opções oferecidas (ver cardápio abaixo), que homenageiam Oxum, Oxossi, Iemanjá, Ogum, Xangô, Iansã e Oxalá.

Para criar o cardápio de petiscos, Natacha se aprofundou nos conhecimentos sobre a umbanda e se debruçou na leitura de livros do tema. Cada orixá representa um elemento da natureza com personalidade distinta, que o fundamenta e humaniza. “Assim como nós temos nossas preferências, os orixás também têm. Xangô, por exemplo, não gosta de vinho, mas de cerveja. Só para ilustrar, um prato de carne que o homenageie deve ser marinado na cerveja. Do contrário, acontece o que na umbanda é chamado de ‘quizila’”, detalha Natacha.

Outro aspecto interessante é a fusão da fé africana com a religião católica. Durante a escravidão, o Estado brasileiro proibia qualquer demonstração religiosa que não fosse a oficial apostólica romana. Os escravos para driblar a vigilância passaram a identificar seus orixás aos santos católicos, criando assim uma correspondência entre as distintas religiões.

Menu Axé! Laroyê Exu! - (Santo Antônio): Um gole de cachaça e um bocado de farofa de frango assada | Porque Exu vem na Frente. Akiyofá meus Pretos Velhos! - (São Cipriano) - Caldinho de feijão.

As opções: Okê Oxossi! - (São Sebastião) - Mini beijus, pirão de tambaqui e temperos do mato. Eruiá Odô Iyá Yemanjá! Iemanjá, rainha do mar - (Nossa Senhora das Candeias) Canjica de milho branco com camarão defumado e refogado em azeite doce.

Opanixé Kawô Kabiyesi lê! (Xangô) - (São João Batista) Acaçá com rabada desfiada e quiabo. Na decoração, 12 quiabos inteiros que correspondem os 12 ministros da Justiça de Xangô.

Ogum Yêêê! - (São Jorge) - Picadinho de carne na cerveja clara. Servido sobre cará cozido e uma gota de mel.

Êpa Heyi Yansã! - (Santa Bárbara) - Mini acarajé. Clássico bolinho de feijão fradinho e cebola, frito no dendê, recheado com camarão seco e molho de pimenta.

Orê Yeyê ô Mamãe Oxum! - (Nossa Senhora da Conceição) - Omolocum - Pasta de feijão e camarões temperados.

Termine a refeição de branco. É com branco que se saúda Oxalá (Jesus Cristo e Nosso Senhor do Bonfim) e sua luz ! Canjica doce de milho. * Preço: R$ 38,50 (para duas pessoas).

Espírito Santa, fica na Rua Almirante Alexandrino, 264. Largo dos Guimarães – Santa Teresa, Rio de Janeiro. Horário de Funcionamento: segunda e quarta, das 11h30 às 18h. Quinta a sábado, das 11h30 a meia-noite. Domingo, das 11h30 às 19h. Telefone (21) 2508-7095 | Capacidade: 60 lugares. Cartão de crédito: todos. Tickets: Vale refeição, Sodexho e Ticket.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira