Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2014 - 07:04

Cuidados que os empreendedores devem ter antes de sair de férias

Quase todo empreendedor é peça fundamental no cotidiano de sua empresa, ainda mais se ela for pequena. A grande maioria das decisões passa por ele e isso acaba tornando-o refém da própria competência.

Essa situação faz com que muitos donos de empresas fiquem anos sem tirar férias, o que acaba gerando, além do cansaço, uma dependência ainda maior da equipe.

Por isso, é fundamental que o empreendedor saia de férias pelo menos uma vez por ano, por duas semanas, no mínimo. Seguem algumas dicas para que o período seja proveitoso e até instrutivo para seus funcionários.

1- Eleja um substituto – É fundamental que você treine e dê autoridade a alguém de sua confiança, para gerenciar o dia a dia da empresa em sua ausência. Nada mais danoso que a falta de um líder. Delegue poderes, mas estipule claramente a autonomia que o substituto terá.

2- Resolva as pendências - Um mês antes das férias, comece a resolver as pendências mais importantes, como a decisão sobre investimentos, a demissão de algum colaborador ou troca de fornecedores. Não deixe para resolver os problemas em cima da hora ou durante o período de descanso.

3- Deixe um “dever de casa” – É importante fazer uma análise do que precisa ser feito em sua ausência, estipulando uma meta importante para cada pessoa estratégica. Esta tarefa individual deverá ser realizada sem sua ajuda e os resultados deverão ser mensurados em sua volta. Essa situação acaba sendo uma ótima oportunidade para estimular seus colaboradores.

4- Desligue! – Muita gente sai de férias e passa o dia todo no computador ou falando ao celular e ainda avisa: “Se houver qualquer problema me ligue”, o que significa: “estarei disponível”. Férias servem para descansar e também para treinar as pessoas a trabalhar sem você por perto. Por isso, desligue o celular; deixe uma mensagem em seu email avisando que estará fora no período; dê o nome de quem está em seu lugar e peça para que só o acionem se for algo realmente urgentíssimo.

. Por: Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas há 25 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30.000 horas de experiência prática em empresas de vários segmentos. É pós-graduado em Direção de Empresas e autor dos livros “Por que a gente é do jeito que a gente é?”, “Vencer é ser você” e “Seja a pessoa certa no lugar certo”, pela Editora Gente. www.eduardoferraz.com.br | www.facebook.com/eduardoferrazconsultor

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira