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17/12/2014 - 07:29

Teresina (PI): capital que mais avançou em competitividade

Investimentos em qualificação profissional e mapeamento de pontos turísticos ajudaram a cidade a conquistar dois prêmios do Índice de Competitividade.

Teresina é a capital brasileira que mais avançou no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014, pesquisa que mede o estágio de desenvolvimento de 65 municípios turísticos do país. A cidade registrou evolução geral de 3,8 pontos neste ano, em comparação com 2013. No ranking nacional, a capital do Piauí ficou na 34ª posição, com 58,8 pontos. A cerimônia de premiação, oferecida pelo Ministério do Turismo, Sebrae Nacional e Fundação Getúlio Vargas (FGV), aconteceu nesta terça-feira (16), em Brasília (DF).

A cidade também foi a que mais evoluiu na dimensão "Aspectos Culturais", com um crescimento de 10,8 pontos em comparação com 2013. Dessa forma, Teresina chegou aos 61,7 pontos neste quesito, nota que a colocou na 33ª posição da lista cuja primeira colocada é Salvador (BA), com 90,6 pontos. A avaliação leva em consideração indicadores como produção cultural associada ao turismo, patrimônio histórico-cultural e estrutura municipal de apoio à cultura.

A nota mais alta de Teresina, 79,5 pontos, foi alcançada no item "Capacidade Empresarial", que avalia qualificação de pessoal, presença de grupos nacionais e internacionais do setor de turismo e concorrência. Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, "quando um destino desperta para a profissionalização de uma atividade econômica decisiva como o turismo para o desenvolvimento local, o trabalho focado leva a resultados estratégicos", afirma.

Um dos projetos que contribuiu para o bom desempenho da capital piauiense foi o desenvolvimento de um mapa dos pontos turísticos que compõem a Rede Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina. A expectativa é que, até o fim do ano, seja lançada uma revista ilustrada com um levantamento feito por estudantes e professores. O plano inclui ainda a exploração, pela iniciativa privada, dos roteiros elaborados por meio do projeto e a aquisição de dois ônibus para percorrer as rotas.

Outra iniciativa de promoção ao turismo adotada pela cidade foi o Programa Táxi Turismo, que ofertou duas turmas de cursos gratuitos de qualificação a taxistas, para aprimorar o atendimento aos visitantes. O programa ofereceu aulas de inglês básico para conversação e qualidade no atendimento ao cliente.

O Estudo – O índice de Competitividade do Turismo Nacional trata-se de uma metodologia que produz indicadores de desenvolvimento sobre 13 dimensões ligadas à atividade turística: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais. O primeiro relatório nacional foi apresentado em 2008. A versão de 2014 é a sexta da série histórica.|Gustavo Henrique Braga.

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