Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2014 - 08:19

O Controle de Acesso durante as festas de final de ano


O período de festas de final de ano é uma época de presentear, de passear, visitar lugares novos e descansar. Estas ações acabam por causar um grande aumento no fluxo de pessoas em centros comerciais e em pontos turísticos. E para que não aconteçam incidentes e para garantir a segurança das pessoas, o controle de acesso passa a ser ferramenta fundamental para estabelecimentos comerciais, de entretenimento e locais públicos.

No caso dos estabelecimentos comerciais, como shoppings centers, o controle de acesso ocorre nos estacionamentos, com as cancelas e os totens, e também nas portas automáticas, que mantém o local fechado, evitando desperdício de energia com o ar condicionado. Estas portas também trabalham com sistemas de segurança antitravamento, em caso de uma evacuação. Por estes motivos, a garantia de equipamentos de última geração e com qualidade comprovada devem ser exigência tanto dos administradores quanto do público frequentador.

Pontos turísticos e locais públicos também necessitam de controle de acesso. Podemos citar como exemplo a virada do ano em cidades praianas, como o Rio de Janeiro/RJ, nas quais vias públicas são fechadas para o acesso de carros. Existem hoje soluções que conseguem delimitar este acesso e ainda contribuir com a urbanização, como pilares fixos e retráteis que podem ser instalados nestas vias e integrar sistemas de energia e de água, diminuindo a quantidade de fios e mangueiras no ambiente e limitando o acesso.

O controle de acesso também é ferramenta no caso de incidentes, como o ocorrido na Boate Kiss, em 2013 na cidade de Santa Maria/RS. Isso porque saídas de emergência também fazem parte do gerenciamento das pessoas que acessam o ambiente. Se houvessem portas antitravamento no local e saídas planejadas, a tragédia poderia ter tido consequências menores, como já foram discutidas inúmeras vezes por especialistas nos últimos dois anos.

Muitas vezes acabamos criticando o controle de acesso, porém não podemos negar que a importância dele para a nossa segurança é grande e deve ser levada em consideração. Como já citado, é dever tanto do administrador quanto do usuário do sistema, exigir equipamentos de qualidade comprovada e com mecanismos de segurança modernos.

. Por: Marco Antônio Barbosa, especialista em segurança e diretor da CAME do Brasil. Possui mestrado em administração de empresas, MBA em finanças e diversas pós-graduações nas áreas de marketing e negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira