Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2014 - 08:23

Dilma participa da Cúpula do Mercosul na Argentina

A presidenta Dilma Rousseff segue nesta manhã de quarta-feira(17/12) para a cidade de Paraná, na Argentina, onde participará da Cúpula de Chefes de Estado do Mercado Comum do Sul (Mercosul), após a 47ª reunião ordinária do Conselho do Mercosul.

Depois de passar a noite com a família na capital gaúcha, Dilma chega ao país vizinho por volta das 9 horas, horário local, uma hora a menos do que no Brasil. A presidenta participa da primeira reunião plenária da cúpula às 10 horas, de foto oficial e de almoço com os demais chefes de estado dos países-membros do bloco e, à tarde, da segunda sessão plenária. O retorno para Brasília está previsto para o fim do dia.

De acordo com o ministério das Relações Exteriores, o comércio entre os países que compõem o Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) cresceu mais de 12 vezes desde 1991, quando o bloco foi criado: de US$ 4,5 bilhões para US$ 59,3 bilhões, em 2013.

Cúpula do Mercosul - A incorporação da Bolívia, como sexto pais membro do Mercosul, vai ser um dos assuntos da 47ª reunião de cúpula do bloco regional integrado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O encontro ocorre em um momento de renovação politica e de dificuldades econômicas, em que o comércio entre os cinco membros registrou queda de 20%, mas os governos vão reafirmar o compromisso com a integração regional.

Uma das medidas de integração vai a ser a criação da placa do Mercosul, que todos os veículos novos do Brasil serão obrigados a usar a partir de janeiro de 2016. A Argentina – que nesta reunião entregará a presidência pro tempore do Mercosul ao Brasil – também preparou uma cartilha para o cidadão comum, explicando o que é preciso fazer para circular livremente pelo bloco econômico, conseguir trabalho, produzir e comercializar sem enfrentar travas.

Apesar dos avanços, ainda falta muito para que, por exemplo, um brasileiro que estudou na Argentina consiga validar facilmente seu diploma no Brasil, ou possa exercer a profissão em todo o Mercosul.

O presidente da Bolivia, Evo Morales (que acaba de conquistar seu terceiro mandato consecutivo) também participará da cúpula, e quer que o Mercosul incorpore seu país, mas enfrenta a resistência do Paraguai.

Os governos dos outros países do Mercosul aprovaram a entrada da Bolivia, quando o Paraguai estava suspenso do bloco - por causa do golpe parlamentar contra o ex-presidente Fernando Lugo. Agora, o Paraguai quer renegociar os termos de adesão e as delegações diplomáticas estão buscando uma fórmula de consenso.

Se todos os governos estiverem de acordo, falta ainda a ratificação parlamentar. Os congressos da Argentina, do Uruguai e da Venezuela já votaram a favor. O Congresso brasileiro ainda não examinou a questão. Mas o principal será conseguir o apoio do Paraguai.|ABr.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira