Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2014 - 05:39

Dois projetos de Recife são eleitos entre boas práticas

“Porto Leve” e “Olha! Recife” se destacaram em seleção anual do Ministério do Turismo.

Recife está entre os dez destinos brasileiros que desenvolveram as melhores práticas de inovação e gestão no turismo em 2014. Os casos de sucesso são os projetos “Porto Leve” e “Olha! Recife”, selecionados para compor a publicação Boas Práticas no Turismo, lançada no dia 16 de dezembro(terça-feira), em Brasília (DF), pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Há dois anos, um serviço de mobilidade urbana mudou a rotina de parte dos moradores e turistas da cidade. A iniciativa Porto Leve, que oferece aluguel de bicicletas públicas, tornou possível o deslocamento sustentável entre três bairros da capital pernambucana. Além de contribuir para reduzir a emissão poluentes, é uma opção de transporte público alternativo para explorar os atrativos da cidade.

Já o Projeto “Olha! Recife”, da secretaria de turismo local, tem o objetivo de promover a valorização sociocultural das tradições pernambucanas. Lançado em março deste ano, já proporcionou a mais de 6 mil moradores e turistas a oportunidade de conhecer, gratuitamente, os principais atrativos turísticos da cidade em passeios de catamarã, ônibus, bicicleta ou até mesmo a pé. No percurso, são abordadas curiosidades históricas e culturais da região.

A expectativa do Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas é que gestores de instâncias públicas e privadas, envolvidos com o turismo, sejam instigados incrementar ações já existentes ou mesmo criar novos projetos e arranjos locais, com foco na diferenciação de produtos e serviços turísticos.

As experiências pernambucanas foram mapeadas em pesquisa do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, realizada pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do MTur, para acompanhar a evolução da atividade turística em 65 destinos de todo o país. O trabalho de campo foi realizado entre março e junho deste ano. Ao todo, 11 projetos, em mais de 80 analisados, se destacaram pela inovação em um produto, processo, método de marketing ou organizacional. O objetivo é identificar e divulgar as boas ideias desenvolvidas por destinos brasileiros, a fim de multiplicar essas iniciativas. | Deborah de Salles.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira