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18/12/2014 - 05:39

Ipojuca inova em acessibilidade e é destaque no país

Projeto pernambucano foi selecionado entre 80 iniciativas de boas práticas monitoradas pelo MTur e Sebrae.

Um projeto de acessibilidade, que abriu a possibilidade de acesso ao mar e passeios de jangadas a pessoas com dificuldade de locomoção, colocou a pernambucana Ipojuca no mapa dos destinos que desenvolvem boas práticas no turismo brasileiro. O Programa Turismo Acessível Pernambuco Sem Barreiras, implantado pelos jangadeiros na praia de Porto de Galinhas, é uma das 11 iniciativas inovadoras apresentadas ao público, no dia 16 de dezembro(terça-feira), em Brasília, pelo Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional que lançaram a publicação Boas Práticas em Turismo.

O projeto que garante acessibilidade irrestrita ao mar, idealizado pela Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco e Empresa de Turismo de Pernambuco com apoio da Prefeitura de Ipojuca, já atendeu mais de 1,5 mil pessoas, entre turistas e moradores locais.

“Casos como este revelam a vocação do turismo para a inovação. Ações que colocam os destinos em um patamar diferenciado de competitividade e transformam projetos em grandes experiências de vida para muita gente”, diz o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz.

Criado em 2013, o programa disponibiliza esteiras de acesso ao mar e cadeiras de rodas anfíbias capazes de se locomover na areia e na água. Além disso, mobiliza profissionais qualificados para o banho assistido em algumas praias pernambucanas. Atualmente, três localidades, além de Porto de Galinhas, contam com estruturas similares de acessibilidade. São elas: as praias do Sudeste (Fernando de Noronha), da Boa Viagem (Recife), e do Bairro Novo (Olinda).

A pesquisa de campo para mapeamento de boas práticas em destinos brasileiros foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Ministério do Turismo e do Sebrae, para acompanhar a evolução da atividade turística em 65 destinos de todo o país. Ao todo, 11 projetos, em mais de 80 analisados, se destacaram pela inovação em um produto, processo, método de marketing ou organizacional. O objetivo é identificar e divulgar as boas ideias desenvolvidas por destinos brasileiros, a fim de multiplicar essas iniciativas.

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