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18/12/2014 - 05:39

Mata de São João é destaque em inovação no turismo

Central de Negócios da Praia do Forte é selecionada pelo Ministério do Turismo.

A Central de Negócios da Praia do Forte, no município de Mata de São João (BA), é um exemplo de inovação na gestão do turismo. A iniciativa, que congrega mais de 90 empresas em ações conjuntas de compra, venda e promoção, foi selecionada para compor a publicação Boas Práticas no Turismo, lançada na terça-feira (16), em Brasília (DF), pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

A experiência foi selecionada em pesquisa de campo do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, realizada pela Fundação Getúlio Vargas para acompanhar a evolução da atividade turística em 65 destinos de todo o país. Ao todo, 11 projetos, em mais de 80 analisados, se destacaram pela inovação em um produto, processo, método de marketing ou organizacional.

“Ao mapear essas boas práticas, o Ministério do Turismo espera que elas sejam compartilhadas com outros destinos para que essas ações se multipliquem, criando um círculo virtuoso de estímulo à inovação”, comenta o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz.

A Central, que contribui para o desenvolvimento da atividade turística local, foi criada em 2012 com apoio do Sebrae da Bahia. Surgiu com o intuito de reunir um grupo de pequenos empresários para a realização de compras conjuntas, de modo a reduzir os custos. No início de 2014, o ambiente de cooperação já consolidado ganhou a adesão da Associação Turística e Comercial da Praia do Forte – Turisforte, grupo de empresários do setor que ampliou a participação das empresas locais, conquistando, com isso, maior força de negociação.

A Central de Negócios reúne mais de 90 empresas de distintos segmentos, como restaurantes, meios de hospedagem e lojas comerciais. O projeto é relatado como destaque na publicação Boas Práticas em Turismo, iniciativa do MTur, Sebrae e FGV, que reúne ações e projetos que promoveram benefícios à atividade nos destinos turísticos em que foram implementados, ou em seu entorno.

Pesquisa - O destaque em inovação foi mapeado por pesquisadores que analisaram a evolução de 65 destinos turísticos considerados indutores do desenvolvimento regional no Brasil. O trabalho de campo foi feito entre março e junho deste ano, na coleta de informações para o Índice de Competitividade do Turismo Nacional. O objetivo é identificar e divulgar as boas ideias desenvolvidas por destinos brasileiros, a fim de multiplicar essas iniciativas.

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