Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2014 - 05:45

Brasil é o 5º país com mais mulheres em cargos de liderança no setor público, indica Ernst & Young

Canadá lidera ranking anual elaborado pela EY, seguido por Austrália, África do Sul e Reino Unido.

São Paul – O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de representatividade feminina em posições de liderança em cargos públicos, o Worldwide Women Public Sector Leaders Index, elaborado anualmente pela Ernst & Young (EY). Segundo o levantamento, mulheres representam 48% da força de trabalho global do setor público, mas ocupam menos de 20% de cargos de liderança no setor em países do G20.

O índice chama a atenção para o fato de que as mulheres continuam sub-representadas no setor público. O Canadá lidera a lista, seguido por Austrália, África do Sul e Reino Unido. A Arábia Saudita aparece em última colocação.

A pesquisa também considerou dados sobre a representatividade das mulheres nos conselhos do setor privado e no parlamento de cada país. O Brasil é o 5º colocado em número de mulheres em cargos de liderança no setor público, o 19º em mulheres no parlamento e o 15º em número de mulheres em conselhos do setor privado, ocupando cerca de 5% das cadeiras dos conselhos.

Para Liliana Junqueira, sócia líder para governo e setor público da Ernst & Young (EY), o processo de inclusão feminina em áreas importantes do governo ainda está em fase inicial. "Muitos setores permanecem com o pensamento ultrapassado de que a mulher pode ter imprevistos que a impeçam de participar assídua e ativamente das reuniões", afirma a executiva da EY.

Outro destaque no estudo foi a África do Sul, que mantém posições altas nos três quesitos pesquisados. Tudo indica que o país africano deva continuar subindo nos próximos levantamentos, especialmente se uma medida em discussão no parlamento – que prevê a obrigatoriedade de 50% de representação feminina em cargos com poder de decisão em todas as áreas do setor público e privado – for aprovada.

No Brasil, a presidenta Dilma Rousseff, é uma defensora da necessidade de mais mulheres em posições de chefia em todos os setores. Ela nomeou mulheres para dez dos 39 postos ministeriais de seu governo.

Perfil - EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria, comprometida em fazer sua parte para construir um mundo de negócios melhor. Os insights e os serviços de qualidade prestados ajudam a criar confiança nos mercados de capital e nas economias do mundo. A empresa desenvolve líderes que inspiram suas equipes a entregar excelência a todos seus stakeholders. Dessa forma, a companhia desempenha um papel fundamental na construção de um mundo de negócios melhor para seus profissionais, clientes e comunidades. A Ernst & Young Brasil é Apoiadora Oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O alinhamento dos valores do Movimento Olímpico com os da Ernst & Young foi decisivo nessa iniciativa. A EY refere-se a uma ou mais empresas-membro da Ernst & Young Global Limited (EYG), organização privada constituída no Reino Unido, limitada por garantia e que não presta serviços a clientes.[www.ey.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira