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18/12/2014 - 05:50

VLI recebe máquinas de manutenção de via adquiridas por R$ 30 milhões


Equipamentos fabricados na Áustria entram em operação no próximo semestre nas ferrovias controladas pela empresa.

A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, recebeu na semana passada dois dos três conjuntos de socaria que reforçarão os trabalhos de manutenção de via permanente a partir do próximo ano. Foram investidos R$ 30 milhões na compra dos equipamentos importados da Áustria. A aquisição das máquinas faz parte da estratégia da companhia que visa fortalecer todas as frentes operacionais para atender à demanda de crescimento de produtividade prevista no plano de negócios.

Dois conjuntos de socaria chegaram ao Brasil pelo complexo portuário de Vila Velha (ES). A terceira máquina desembarcará no Porto do Itaqui (MA) até o fim do mês. Os equipamentos trarão mais eficiência para as atividades de correção geométrica, nivelamento e alinhamento de trilhos nas ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte-Sul (FNS).

“Os investimentos em máquinas para manutenção de via permanente estão sendo feitos com o objetivo de fortalecer os trabalhos voltados à segurança operacional e aumento de produtividade nas rotinas. Tendo em vista o crescimento de movimentação nas ferrovias controladas pela VLI, planejamos todos os aspectos estruturais de forma preventiva, incluindo a utilização de equipamentos mais modernos nas atividades”, explica o gerente de engenharia ferroviária da VLI, João Silva Júnior.

Dois conjuntos serão destinados à FCA. Cada um deles é formado por uma socadora 09-16 e uma reguladora SSP203F. Até o fim do mês, as máquinas chegarão à oficina de manutenção em Divinópolis (MG), onde empregados passarão por treinamentos para aprender a trabalhar com os novos equipamentos.

O terceiro conjunto, formado por uma socadora 09-3X e uma reguladora SSP203, será levado para Imperatriz (MA), já que auxiliará nos serviços de manutenção na FNS. Os treinamentos de empregados na cidade começarão a partir de janeiro.

As máquinas que entram em operação no próximo ano têm índices de produtividade superiores aos equipamentos de socaria utilizados atualmente nas duas ferrovias. Os conjuntos destinados à FCA podem realizar os trabalhos em 650 metros a cada hora, enquanto a máquina que irá para a FNS alcança até 1,6 km por hora.

Programa de Mecanização de Via Permanente -Neste ano, a VLI recebeu outros reforços de peso para o serviço de manutenção de via permanente. No primeiro semestre, a empresa adquiriu oito guindastes rodoferroviários e, no mês de junho, uma esmerilhadora de trilhos. Foram investidos R$ 62 milhões no Programa de Mecanização de Via Permanente em 2014. Os equipamentos fabricados na Itália e nos Estados Unidos já estão sendo utilizados em ações nos quatro corredores da FCA.

Perfil - A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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