Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2014 - 04:19

Fairbikes vence a 1ª edição do Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana

Inciativa, que reforma e empresta bicicletas a intercambistas na cidade de Curitiba, foi a escolhida pelo voto popular e reconhecida com R$ 10 mil.

Com 288 dos votos, o projeto Fairbikes – Faça estas bicicletas aparecerem! foi o vencedor da 1ª edição do Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana, que tinha como tema “Como a sua iniciativa contribui para uma cidade ideal?”. A iniciativa ficou entre os cinco finalistas e o e foi premiada com R$ 10 mil.

O Fairbikes consiste em reformar bicicletas que estavam encostadas em diversas garagens da cidade de Curitiba e emprestá-las aos intercambistas, que são o foco Rede de Estudantes de Intercâmbio em Curitiba – REI Curitiba. Os idealizadores do projeto acreditam que a integração da bicicleta com carros e ônibus é a melhor solução para o caos do trânsito das grandes cidades. Os intercambistas ficam com a bicicleta de seis meses a dois anos, período que costuma durar o intercâmbio. Eles pagam um valor de caução (R$ 200) e uma taxa (R$ 100) que é usada para a manutenção das bicicletas. Segundo sua idealizadora, Norma Caroline Demamann Müler,o projeto contribui para uma cidade ideal porque promove a integração desses jovens e incentiva a replicação desse modelo em outras comunidades.

Norma se inspirou em sua própria experiência quando foi intercambista, na Alemanha, e teve uma bicicleta para se locomover pela cidade em que vivia. “Eu quis transformar essa experiência em um projeto na minha cidade porque eu acredito que é possível criar mobilizações por meio de ações individuais, mesmo que de início não haja um apoio dos órgãos públicos. Estou muito feliz por esse reconhecimento.“

Essa foi a primeira edição do Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana, uma ação da Lynx Consultoria em parceria com a Liberty Seguros e o Projeto Sinal Livre, iniciativa que tem como principal objetivo a difusão de boas práticas para estimular o engajamento e a conscientização dos brasileiros para uma locomoção mais segura ancoradas nos pilares da Mobilidade Verde, Fluidez e Segurança no Trânsito. “O prêmio era um sonho desde que o projeto foi concebido e é um reconhecimento a iniciativas que inspiram e engajam a população a contribuir para uma cidade melhor”, ressalta a superintendente de Comunicação e Marca Institucional da Liberty Seguros, Karina Louzada.

De acordo com a diretora de Marketing da Liberty Seguros, Patrícia Chacon, o prêmio recebeu 47 inscrições e teve mais de 940 votos entre os cinco finalistas. Mais números que comprovam o sucesso do Projeto Sinal Livre, que já tem 20 mil pessoas impactadas indiretamente e 500 pessoas treinadas para promover o engajamento da mobilidade urbana desde 2012. “A educação é o grande pilar do Sinal Livre e é por meio dela que conseguimos que cada vez mais as pessoas tenham a consciência sobre essa temática”.

O apoio ao projeto de mobilidade urbana, segundo o superintendente de Pesquisa e Inovação da Liberty Seguros, José Mello, é um olhar sobre o futuro diretamente ligado ao negócio de seguros porque auxilia a empresa a se posicionar em questões importantes como a transição dos meios de transporte, por exemplo.

Durante a premiação houve um debate sobre mobilidade urbana, mediado pelo jornalista e educador Gilberto Dimenstein, com a participação de Margaret Groff, diretora Financeira Executiva da Itaipu e idealizadora da plataforma Mobi.Me; e José Mello, superintendente de Pesquisa e Inovação da Liberty Seguros.

Dimenstein ressaltou que as melhores cidades do mundo são as mais inventivas, que juntam a diversidade com a proximidade e isso só ocorre quando há mobilidade. “O conhecimento nasce do encontro e por isso é preciso aproximar as pessoas para multiplica-lo.”

O mediador destacou ainda quer todas as iniciativas finalistas do prêmio são como acupunturas urbanas, que colocam agulhas em um determinado ponto, que irradiam para outros, multiplicando seus benefícios para a sociedade. “Mais importante que mudar de mentalidade é mudar o jeito como vemos o mundo.”

Sinal Livre - A mobilidade urbana é um dos maiores desafios do mundo contemporâneo, e é constante a busca por soluções criativas para amenizar as dificuldades de locomoção nos centros urbanos. Por conta desta problemática, a Liberty Seguros idealizou o projeto Sinal Livre, que tem como principal objetivo a difusão de boas práticas para estimular o engajamento e a conscientização das pessoas para uma locomoção mais segura. O público do projeto abrange estudantes da rede pública de ensino no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio interessados em aprender sobre o tema. Os jovens aprendem por meio da educomunicação – metodologia pedagógica que usa os meios de comunicação para gerar conteúdo, na maioria das vezes multimídia – orientados por educadores. O conteúdo abordado envolve os três pilares do Sinal Livre: Mobilidade Verde, Fluidez e Segurança no Trânsito. Desde 2012, já foram mais de 500 jovens capacitados, mais de 100 projetos realizados e mais de dez mil pessoas impactadas pelas ações dos projetos realizados pelos alunos. Mais informações podem ser encontradas no canal oficial do Projeto Sinal Livre no Youtube

Lynx Consultoria - A Lynx atua com foco na criação e execução de projetos socioambientais alinhados a estratégia de negócio das empresas. Seus principais produtos são: gestão e avaliação de projetos socioambientais, gestão de resíduos, projetos de geração de renda e empreendedorismo, voluntariado, marketing relacionado à causa e eventos sustentáveis. A agência tem entre seus clientes empresas como Ambev, Mattel, Governo de São Paulo, Liberty Seguros, Pepsico, Fleury, Skol, Brahma, Antarctica e Budweiser. A Lynx faz parte da Holding Clube, grupo fundado por José Victor Oliva e composto por mais cinco agências: Banco de Eventos, Samba.Pro, Rio360, The Aubergine Panda, e Cross Networking.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira