Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2014 - 08:30

Barca Pão de Açúcar e quatro trens chineses chegam ao Rio


Governador acompanhou a entrega dos veículos no Cais do Porto.

A primeira das sete novas embarcações de dois mil lugares compradas pelo Governo do Estado na China foi entregue, no dia 22 de dezembro (segunda-feira), no Porto do Rio, junto com mais quatro trens chineses. A barca Pão de Açúcar vai operar na linha Praça XV-Arariboia e os trens, nos ramais da SuperVia. O governador Luiz Fernando Pezão acompanhou o desembarque dos veículos.

—A chegada da barca e dos trens é mais uma conquista para o Estado. Há mais de 50 anos, não era comprada uma nova embarcação. Estamos colhendo os frutos dos investimentos que fizemos nos últimos anos. A população ganha conforto e dignidade com as aquisições. Em 2015, o Governo do Estado vai entregar mais barcas, trens e carros para o metrô— afirmou o governador.

A embarcação Pão de Açúcar faz parte da grande renovação da frota da linha Praça XV-Arariboia. Os sete catamarãs, equipados com ar-condicionado, bicicletário, janelas panorâmicas, 100% de acessibilidade e dois andares, com possibilidade de embarque e desembarque simultâneos. As barcas contam ainda com dupla proa, o que elimina a necessidade de manobras para atracação, otimizando o tempo de viagem.

—A previsão é de que a barca Pão de Açúcar entre em funcionamento no fim de fevereiro. A embarcação apresenta alta tecnologia, e será necessário que façamos um treinamento para o início dos trabalhos—disse o diretor-presidente da CCR Barcas, Ponte e Via Lagos, Marcio Roberto de Morais.

Segundo a secretária de Transportes, Tatiana Carius, a nova barca deve transportar aproximadamente 30 mil passageiros por dia.

—As sete barcas vão possibilitar uma oferta de 24 mil lugares por hora no horário de rush, o dobro do número da média de passageiros transportados atualmente no trajeto Praça XV-Arariboia — explicou a secretária.

Os quatro novos trens vão ampliar a oferta diária em 48 mil lugares. Os veículos fazem parte de um lote de 70 composições chinesas compradas pela Secretaria de Transportes, das quais 20 já estão em circulação. Somando os dois lotes de veículos comprados pelo Estado para atender a demanda de passageiros da SuperVia, são, ao todo, 50 trens vindos da China já em operação.

Com capacidade para transportar 1,2 mil pessoas, cada trem chinês conta com refrigeração, passagem interna entre os carros, sistema que impede a abertura de portas durante as viagens, monitoramento interno por câmeras de segurança, bagageiros, interiores mais amplos e iluminados, além de painéis de LED.

—A expectativa é de que até o início de fevereiro os novos trens estejam já em circulação no sistema ferroviário fluminense —disse o diretor de manutenção da SuperVia, Oberlam Calçada.

Investimentos nos sistemas aquaviário e ferroviário -Para renovar a frota de embarcações, além do investimento de R$ 273 milhões nas sete barcas chinesas e em outros dois catamarãs nacionais, de 500 lugares, para atender à linha Ilha Grande, o Governo do Estado já concluiu a licitação para a compra de mais quatro barcas, também de 500 lugares. As embarcações vão circular nos trechos Paquetá e Cocotá.

Desde 2007, o Governo do Estado também vem investido no setor ferroviário, tendo adquirido um total de 100 novos trens chineses, somando mais U$ 520 milhões. Da frota total de 200 veículos em operação na SuperVia, 135 são refrigerados, o que corresponde a 68%. Em 2007 eram apenas 10 trens refrigerados, o que representava apenas 6% da frota. Até o fim de 2015, toda a frota estará renovada, e operando com 100% dos veículos com ar-condicionado. | Julia Brito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira