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18/01/2008 - 11:26

Que líder sou eu?

Gestão inteligente. Gestão se faz de conta bancária, estoque e processos. As pessoas devem ser lideradas, desenvolvidas, motivadas, inspiradas e reconhecidas. Assim, elas liberam toda sua energia não apenas para bater metas, mas principalmente para suplantá-las.

Motivação. Não existem pessoas motivadas ou desmotivadas. Existem pessoas competentes ou incompetentes. Pessoas pressionadas por gerentes autoritários que confundem gente com coisas.

Sucesso. Quando tudo anda às mil maravilhas, metas sendo superadas e lucros tilintando no caixa, a equipe inteira é responsável. Entretanto, quando o barco faz água, existe um único culpado: o líder! – Você!

Você é líder? Então sirva seus colaboradores, não se sirva deles. Ping todo o gerente sabe jogar (mandar). O líder joga Pong, ouvindo e dando o retorno necessário à equipe. Desenvolvendo talentos.

Olhando-se no espelho. O problema é a minha equipe de vendas. São uns indisciplinados e mais de 40% deles não batem à meta. Solução: transforme-se em líder e mude a história da sua equipe.

Piloto de mesa? Heróis de reunião e, de relatórios não sobrevivem mais. Ou você muda e vai a campo acompanhar seu vendedor e sentir o cheiro do mercado, ou mudam você. A verdade está lá fora, não sobre quatro paredes.

Buraco negro. A verdade está na loja ou no mercado, onde as coisas acontecem. Há sempre um grande vazio quando a empresa gerencia distante dessa realidade, construindo muros em vez de pontes. Cliente é rei.

Conta gotas? A boa liderança tem muito a ver com a verdade inteira, não a conta gotas. Abra o jogo, mesmo que a informação não seja a esperada pelas pessoas. Sem honestidade não haverá confiança. Transparência.

Propósito. Para ser vencedora, sua equipe precisa de uma boa causa para defender com garra. Crescer, servir os clientes, sucesso financeiro e satisfação pessoal. Qual é a grande causa a ser defendida?

Artesão. Além de produzir resultados (vendas, maior participação de mercado, lucros sustentáveis), a grande missão do líder é descobrir, desenvolver e manter talentos com perfil e foco para o negócio. Formar equipe pronta para o que der e vier.

Ação. Liderar pessoas é igual a um filme de ação baseado na melhor história do mundo: o sucesso da empresa e dos seus personagens, cujo enredo e trilha sonora são feitos pelo líder e sua equipe. Desaparecem “colaboradores” e entram em cena “co-autores”.

Ensinamento. Liderança servidora não significa líder bonzinho e permissível. O líder servidor é justo, cobra, exige e reconhece os méritos das pessoas, mas com muita disciplina nos resultados.

Aprendizado. Quer ser um líder de sucesso? Estude as técnicas e procure trabalhar com quem sabe liderar e inspirar pessoas. O verdadeiro líder não tem medo de sombra e forma outros líderes também.

A legião. O líder verdadeiro e eficaz tira as pessoas do vazio e leva para um lugar onde elas nunca estiveram antes (o paraíso da produtividade). Não tem seguidores apenas. Tem defensores e verdadeiros fãs.

O retorno. Liderar com sabedoria é conhecer o talento das pessoas, administrando com justiça para manter sempre acesa as três grandes chamas: brilho nos olhos, calor no coração e dinheiro no bolso.

Experiência. Quando há excelência de liderança na empresa, crescemos cada vez mais. Quando não há, estacionamos na vida. Em vez de cinco anos de experiência, temos apenas um ano repetidos cinco vezes. Tédio.

A essência. Difícil de aceitar, mas o maior de todos os atributos do líder é a humildade com que inspira sua equipe. A humildade produz mais resultados do que a arrogância, ensinou o líder de todos os líderes, Jesus Cristo.

Cumplicidade. Você dá um passo além por mim? Então eu dou dois passos além por você, espontânea e honestamente. Esta é a relação de confiança que deve existir entre líderes e liderados, ou fãs.

Ser ou estar? Ser é uma condição definitiva, cômoda e final. A posição de estar líder é mais desafiadora, pressupõe preparação e aperfeiçoamento contínuos, como no esporte de alta performance.

. Por: Moacir Moura é palestrante, escritor, consultor de varejo especialista em gestão e motivação de pessoas. Telefone (41) 3023-6811. E-mail: [email protected] ou Blog: www.moacirmoura.blogspot.com

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