Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/01/2008 - 11:27

Projeto Orquídeas do Brasil dá bons resultados e será apresentado em conferência em Miami

Onde antes havia coleta indiscriminada de orquídeas para a venda, hoje há inclusão social e consciência ambiental. Esse é o principal resultado do projeto Orquídeas do Brasil, mantido pelo Copom (Centro Nacional de Orquídeas, Plantas Ornamentais, Medicinais e Aromáticas), do Instituto Chico Mendes, que será apresentado na 19ª Conferência Mundial de Orquídeas, entre os dias 23 a 27 de janeiro, em Miami, nos EUA.

O projeto é responsável pela significativa redução da pressão do homem sobre as orquídeas naturais, que brotam nas florestas brasileiras. Um dos públicos-alvos foram os mateiros, que sobreviviam da extração das flores para o comércio nos centros urbanos. Por meio de aulas de educação ambiental, eles foram orientados a não retirar as orquídeas da mata. Ao mesmo tempo, receberam capacitação profissional para sobreviver com outra atividade.

Um bom exemplo pode ser conferido em Santa Catarina. Lá, os mateiros foram capacitados a fazer a reprodução artificial de mudas de orquídeas de várias espécies em laboratórios caseiros, tornando desnecessária a coleta nas matas. Além disso, esse processo resultou na melhoria genética das espécies, ou seja, permitiu a obtenção de flores de qualidade superior àquelas brotadas na natureza. Com isso, a interferência do homem no habitat natural das orquídeas foi sensivelmente minimizado.

“As espécies extremamente ornamentais eram violentamente atacadas. O projeto auxiliou não só Santa Catarina mas Minas Gerais e São Paulo a inibir essa pressão”, explica Lou Menezes, engenheira florestal e pesquisadora do Copom, que fará a apresentação na conferência em Miami. “Espero fechar importantes parcerias que viabilizem a continuidade do projeto, como a publicação de livros para registrar as pesquisas”, prevê ela.

Lou fará, ainda, palestra sobre a "Conservação de habitats de orquídeas brasileiras", mostrando a experiência nacional na conservação das espécies. A conferência, que tem como tema "Orquídeas: obras primas da natureza", reúne pesquisadores de vários países para troca de experiências. Na programação, estão previstos debates e reuniões para discutir a situação das espécies em todo o mundo. O evento será aberto também à comercialização e exposição de algumas raridades.| Por: AGBio

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira