Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2008 - 10:05

Governador Sérgio Cabral anuncia instalação da Symetrix no estado


O Governo do Rio de Janeiro e a Symetrix do Brasil assinaram, no dia 17 de janeiro, no Palácio Laranjeiras, protocolo para a implantação da primeira fábrica de semicondutores da América do Sul. Trata-se de um investimento de US$ 1 bilhão, com estimativa de geração de 700 empregos diretos e até 20 mil indiretos que começa a se materializar a partir de março com o início das obras de construção da planta, na Ilha do Fundão.

O documento foi assinado pelo governador Sérgio Cabral, pelo presidente da Symetrix do Brasil, Marcelo José Pimentel Teixeira, pelo presidente da Symetrix Corporation, Gregory Boyd Jones, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno.

- Essa fábrica é uma revolução para a área do conhecimento, da tecnologia e dos negócios. Uma fábrica de semicondutores permite que uma série de outras empresas se agreguem para o fornecimento. A lógica de uma montadora de automóveis, guardadas as proporções para o setor da ciência e tecnologia, é a mesma: a geração de empresas-satélite e novos investimentos. Com a Symetrix, o Rio de Janeiro vai tornar-se uma referência em produção tecnológica na América Latina. E nós temos condições para isso. Temos centros de formação e centros de pesquisa que vão suprir esse mercado e, por isso, eles decidiram pelo Rio de Janeiro – disse Cabral.

A Symetrix vai construir uma unidade fabricante de cartões inteligentes para armazenamento de informações. O produto pode ser utilizado como cartões de fidelidade, de acumulo de pontos e acesso à rede de computadores, entre outros tipos de uso. De acordo com executivos do grupo, a idéia é ganhar boa parte do mercado brasileiro e fazer da unidade uma plataforma de exportação para a América Latina.

- A primeira unidade Symetrix na América Latina, no Rio de Janeiro, não será uma indústria local, mas, sim, global, para atender a demanda do mundo globalizado. O governador Sérgio Cabral e sua equipe trabalharam muito para trazer a fábrica para o Rio de Janeiro e a Symetrix está com o processo bem adiantado, inclusive com a planta da unidade no papel – observou o chairman da Symetrix, Carlos Araújo Paez.

O governador lembrou que as fábricas de semicondutores são fortes indutoras de desenvolvimento econômico e tecnológico, além de contribuir com a elevação da base de bons empregos e novas indústrias.

- O Estado do Rio oferece condições favoráveis de infra-estrutura, geração de conhecimento, serviços de apoio de qualidade e incentivos governamentais – completou Cabral.

Também participaram da solenidade o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, os secretários de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, de Fazenda, Joaquim Levy, e chefe da Casa Civil, Régis Fitchner, o diretor da COPPE/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira; e o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Olavo Monteiro de Carvalho, entre outros. | Foto: O Governador Sérgio Cabral e o Chairman da Symetrix, Carlos Paez, mostram a planta da fábica que será constuida na Ilha do Fundão, junto com o secretário de obras e vice-governador Luiz Fernando Pezão e o presidente da Symetrix Brasil, Marcelo José Teixeira. | Por: Rafael Masgrau/Secom

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira