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30/12/2014 - 09:10

Índice Cielo do Varejo ampliado registra crescimento de 1,6% nas vendas na semana do Natal

Indicador reflete a variação da receita de vendas deflacionada pelo IPCA na semana de 19 a 25 de dezembro em relação ao mesmo período de 2013; valor médio de cada compra caiu 1,6% na mesma base de comparação.

Barueri – A receita de vendas do varejo ampliado brasileiro registrou desaceleração na semana do Natal, período que compreende o intervalo entre 19 e 25 de dezembro. O crescimento foi de 1,6% na comparação com o mesmo período de 2013, já descontada a inflação pelo IPCA, 0,5 ponto percentual abaixo do registrado no ano passado em relação a 2012. No índice nominal, que não desconsidera os efeitos da inflação, a alta foi de 7,8% na mesma base de comparação – ante 9,4% de crescimento em 2013.

Os dados foram obtidos a partir do Índice Cielo Varejo Ampliado (ICVA), indicador que registra mensalmente o desempenho de vendas em um grupo de 24 setores mapeados pela Cielo com base nas informações de mais de 1,5 milhão de pontos de venda ativos em todo o Brasil.

Se desconsiderarmos a abertura de novas lojas e o fechamento de lojas existentes no último ano, o cenário é de retração na receita de vendas na semana de Natal em relação ao mesmo período de 2013. O resultado do varejo ampliado nesse conceito apresentou queda de 1%, descontada a inflação.

“Ao eliminar da conta as novas lojas e as lojas que fecharam, conceito que chamamos de same store sales, conseguimos medir o sentimento dos varejistas que já estavam em operação em relação ao ano passado”, explica Gabriel Mariotto, gerente de Inteligência da Cielo.

Valor médio de cada compra -O valor médio de cada compra na semana de Natal deste ano foi de R$ 102 – considerando os 24 setores do varejo brasileiro monitorados pelo ICVA -, uma de queda de 1,6% em relação ao ticket médio registrado em 2013, de R$ 103.

Considerando apenas os setores tradicionais de compras de presentes - como Eletroeletrônicos, Lojas de departamento, Artigos Esportivos, Cosméticos e higiene pessoal, Óticas e joalherias e Vestuário -, o valor do ticket médio foi de R$ 147, em 2014, contra R$ 149, em 2013 - uma queda de 1,3%.

Como é calculado o ICVA - O ICVA não tem correlação com o desempenho financeiro da Cielo. Para criar um indicador neutro que refletisse puramente a atividade econômica e o apetite de consumo no comércio, sem qualquer inferência a seus resultados, a companhia desenvolveu modelos matemáticos para isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share, por exemplo. Também foram isolados os efeitos da maior participação de cartões na economia pela substituição de cheque e dinheiro.

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