Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/12/2014 - 09:10

CISB seleciona 26 projetos que visam fomentar a inovação entre Brasil e Suécia e promove a mobilidade de pesquisadores

Mais de 30 projetos foram analisados pelo comitê de avaliação composto por integrantes da indústria e da academia dos dois países.

O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), que atua como um hub internacional para identificar, desenvolver e apoiar pesquisas e projetos em diversas áreas tecnológicas, selecionou 26 projetos colaborativos nas chamadas "Suporte para Colaboração Internacional" e "Suporte para Missões Internacionais", lançadas no mês de novembro. Os contemplados receberão passagens aéreas e hospedagem na Suécia e no Brasil para realizar viagens de curta duração com o objetivo de desenvolver seus projetos.

Os projetos selecionados são relacionados principalmente às áreas de sistemas embarcados e segurança, e desenvolvimento de produtos e manufatura. Dentre eles, há representantes do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), do Royal Institute of Technology e da Linkoping University, além das indústrias Saab AB, Embraer e Akaer.

Ambas as chamadas tinham uma regra em comum: a necessidade da participação de ao menos dois parceiros, um do Brasil e um da Suécia, sendo um deles da indústria. No entanto, os objetivos se diferiam. "Enquanto a chamada Suporte para Missões Internacionais visa a continuidade na colaboração entre ex-bolsistas das chamadas CNPq/CISB/SAAB e instituições suecas, a de Suporte para Colaboração Internacional prevê a criação de um portfólio de projetos para iniciar uma agenda de cooperação entre Brasil e Suécia", explica Alessandra Holmo, Managing director do CISB.

Mais de 30 projetos foram analisados pelo comitê de avaliação composto por integrantes da indústria e da academia, tanto do Brasil, quanto da Suécia. As principais áreas de interesse dos projetos apresentados para a chamada de Suporte para Colaboração Internacional foram sistemas embarcados e segurança, desenvolvimento de produtos e manufatura, sistemas de propulsão, projeto de aeronaves, além de estrutura e materiais. "Aproximadamente 40 instituições suecas e brasileiras foram mencionadas como beneficiárias ou parceiras no desenvolvimento dos projetos. Isso representa o engajamento das instituições de ambos os países em desenvolverem projetos conjuntos", finaliza Alessandra.

CISB -Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem o objetivo de firmar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia. Com modelo operacional inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks suecos - em que laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se unem em um ambiente propício à colaboração para a inovação -, a equipe do CISB atua como facilitadora e gestora da rede de colaboração. Empresas de capital sueco como Saab, Scania e Volvo Cars, Institutos de Pesquisa como Innventia, SP Technical Research Institute of Sweden e SENAI, além de universidades suecas como Royal Institute of Technology, Chalmers University, Linkoping University e Halmstad University são alguns dos associados do Centro. [www.cisb.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira