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30/12/2014 - 09:10

Comércio do Rio pode perder mais de R$ 7 bilhões com os feriados em 2015, diz CDLRio

Com o excesso de feriados em 2015 (nove nacionais, cinco estaduais e dois municipais) dos quais 15 em dias úteis com possibilidade de prolongamento – o chamado “enforcamento” - o comércio varejista da Cidade do Rio de Janeiro pode perder R$ 7,2 bilhões em receitas de vendas no ano. Cada dia parado representa uma perda média de cerca de R$ 385 milhões. A estimativa é do Centro de Estudos do Clube de Diretortes Lojistas do Rio de Janeiro, com base nos dados do IBGE e corrigida para 2015.

Com os feriados o ano ficou com apenas 298 dias comercialmente úteis. Abril (três feriados com possibilidade de prolongamentos) e Fevereiro (dois feriados com possibilidade de prolongamentos) serão os meses mais prejudicados.

Segundo o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, os 16 feriados do ano e seus possíveis prolongamentos vão penalizar os lojistas, principalmente as lojas de rua que são as que mais sofrem, especialmente o centro da cidade que fica completamente deserto. Com os chamados “enforcamentos” há a possibilidade do cidadão folgar treze dias, incluíndo os sábados, considerado pelo varejo o melhor dia de vendas da semana.

“Não há dúvida que este excessivo número de dias parados prejudicará o comércio. São quase 30 dias (um mês) de vendas depreciadas. E não são apenas os empresários lojistas que perdem com isso. Perdem o governo que deixa de arrecadar impostos; os comerciários que deixarão de vender e também o próprio consumidor que não pode comprar. No caso dos comerciários, estimativa do Centro de Estudos do CDLRio mostra que eles podem perder até um salário no ano, um verdadeiro 14º jogado fora. Não somos contra os feriados em datas comemorativas – e até mesmo, quando possível, o adiamento deles. Mas somos a favor de que a sociedade civil organizada, empresários, líderes de classe e autoridades se sentem à mesa para discutir outras soluções que evitem tamanho desperdício”, conclui Aldo.

Hotelaria, bares e restaurantes e serviços ligados ao turismo são os mais beneficiados com os feriados e alguns shoppings centers, devido a maior presença de turistas, são menos prejudicados.

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