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19/01/2008 - 10:15

HCâncer de Barretos conquista Acreditação Nacional

Instituição provou que mesmo realizando mais de 2,2 mil atendimentos/dia – 98% via SUS - consegue manter nível de excelência comparável aos melhores centros médicos do mundo.

O Hospital de Câncer de Barretos, que registra 2,2 mil atendimentos por dia, sendo 98% via SUS (gratuito) conquistou o certificado de Acreditação Nacional, após avaliação do IQG (Instituto Qualisa de Gestão), realizada no mês passado. O reconhecimento possui grande valor, levando-se em consideração que o hospital reúne corpo clínico com 150 médicos e mais de 1.400 funcionários, e atende 1.210 municípios dos 27 estados do Brasil. O local mantém, ainda, 10 alojamentos com infra-estrutura para receber mais de 600 pessoas, e acomodações especiais para crianças. Diariamente, são servidas 6 mil refeições e 2 mil kg de roupa são lavados.

Os pontos fortes identificados na acreditação foram: Qualidade como Diferencial Estratégico e Administrativo; Equipe Técnica de Assistência; Laboratório de Próteses da Odontologia; Programas de Prevenção de Câncer; Banco de Tumores; Programa de Atenção Farmacêutica Domiciliar da Unidade de Cuidados Paliativos; Programa de Captação de Recursos; Política de Conscientização Social; Programa de Doação de Órteses e Próteses pelo Serviço de Reabilitação para Continuidade do Tratamento; Grupos de Apoio aos pacientes e colaboradores; Comissão de Morbi-Mortalidade; PAC (Programa de Acompanhamento do Colaborador) – SESMT; Plano Diretor de Obras; Estrutura Física e Classe Escolar da Pediatria.

No início de 2005 o hospital optou pela adoção e implementação do processo de acreditação hospitalar, conceituado como um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que tende a garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Constitui, essencialmente, um programa de educação continuada e, jamais, uma forma de fiscalização.

O processo de acreditação no Brasil é conduzido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), uma organização privada, sem fins lucrativos e de interesse coletivo. Seu principal objetivo é a implantação, em nível nacional, de um processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à saúde, estimulando todos os serviços de saúde a atingirem padrões elevados de qualidade, dentro do processo de acreditação

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