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06/01/2015 - 08:36

Diretora da Laureate Brasil avalia tendências gastronômicas para 2015


Especialista acredita que o consumidor tem abertura para experimentar novas sensações e transformar o que poderia ser uma simples refeição fora de casa em uma experiência única

Food trucks, pistache, sais aromatizados, sorvetes e iogurtes salgados, barras de proteínas de insetos e Matcha (um tipo de chá verde) são algumas das tendências gastronômicas para 2015, segundo a consultoria internacional de restaurantes, Baum & Whiteman. A pesquisa divulgada recentemente aponta, ainda, outras 16 opções para quem busca experiências gastronômicas diferentes quando saem de casa para comer e revela o resgate de alguns ingredientes tradicionais de países europeus (os lattes, Pimm e waffles entre outros), como as top trends da gastronomia do próximo ano.

Claro que algumas dessas opções podem parecer um pouco exóticas demais para alguns paladares ou até inacessíveis para quem está no Brasil mas, segundo a diretora de Gastronomia e Hospitalidade da Laureate Brasil, Rosa Moraes, elas demonstram que comer fora de casa pode ser uma experiência muito mais proveitosa para quem está em busca de novidades. “Achei a lista muito interessante, principalmente por trazer diversos hábitos e alimentos que não necessariamente fazem parte da nossa rotina, mas que têm todas as chances de virarem o must to have no próximo ano”, avalia.

Segundo ela, as tendências demonstram uma disposição do público de experimentar novas sensações no que poderia ser uma simples refeição. “É muito interessante para um chef ter uma clientela que permita a ele brincar com formas e cores do prato para influenciar seu sabor”, afirma.

Com a experiência de quem implementou seis cursos de ensino superior de gastronomia em diferentes capitais brasileiras, sendo um deles o pioneiro no país, e com trânsito livre entre nomes importantes do cenário gastronômico internacional (como Daniel Boloud, Charlie Trotter, Ferran Adriá, Anthony Bourdain e Francois Payard), Rosa também pondera sobre alguns temas polêmicos divulgados na pesquisa da Baum & Whiteman. O principal deles é a tendência dos restaurantes passarem a cobrar para fazer uma reserva de mesa, que pode chegar ao Brasil já no ano que vem. “É difícil de saber se a ideia vai dar certo, mas acredito que ela comece a ser incorporada pelos estabelecimentos, que querem mais segurança e a garantia de que não ficarão com a mesa vazia, caso o cliente não apareça”, diz.

“O fato é que as pessoas estão sempre em busca da próxima tendência e em 2015 não será diferente. Acredito que mudanças e novidades são sempre benéficas e podem ajudar a transformar a experiência e a relação das pessoas com a gastronomia”, conclui.

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