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06/01/2015 - 08:42

Grande Rio se destaca com aumento no consumo

Pesquisa da Kantar Worldpanel mostra região fortalecida e consumo racional no período.

São Paulo- De acordo com o Consumer Insight, levantamento realizado pela Kantar Worldpanel de janeiro a setembro de 2014 mostra que a Grande Rio de Janeiro, apesar de ter registrado crescimento na variação de volume (6%) e valor (19%) no consumo, teve uma queda de -3 vezes as idas ao ponto de venda.

A frequência, quando analisada separadamente entre as classes sociais, também teve uma leve alteração. A classe A/B e D/E reduziram em cinco vezes as idas ao ponto de venda no período, porém acabaram tendo um volume médio por ocasião de compra maior, com 4% e 11% respectivamente. Já a classe C refletiu a média geral, mantendo a frequência estável e com uma variação em valor de 23%.

“A classe D/E teve uma variação de volume médio por viagem acima da média, com 11%, o que demonstra que o consumidor comprou de forma mais racional, concentrando suas compras em cada ida ao ponto de venda”, salienta Christiane Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.

Onde e quanto comprar - Entre os canais analisados na pesquisa, o atacarejo ganhou importância ao registrar o maior valor de ticket médio, com R$ 59,01 gasto por ocasião. O mesmo canal teve uma variação em volume positiva de 48%. Outros canais que se destacaram na região foram o Varejo Tradicional e Outras Redes de Autosserviços, que contribuíram para o bom desempenho da Grande RJ.

Os dias da semana vêm se mostrando mais atrativos para compras nos últimos anos, desde 2010 este período representa mais de 2/3 das compras realizadas no mês. Entre Janeiro e Setembro de 2014 os dias da semana registraram uma importância de 69% da movimentação, contra 31% nos finais de semana.

Os mais consumidos -Durante o período pesquisado, a cesta que teve maior destaque entre os itens consumidos foi de Higiene & Beleza, com crescimento em volume de 9% e em valor de 18%. A cesta que apresentou maior aumento em valor foi a de Bebidas, com 36%, e a menor variação ficou com Alimentos, com apenas 4% em volume e 15% em valor.

Dentre as cestas, os cinco produtos mais consumidos no período foram: cream cheese, bronzeador/protetor solar, detergente líquido, purificador de ar e sorvete.

“Na lista o purificador de ar chama atenção, pois tem alto valor agregado e reflete a primavera seca que a região Sudeste enfrentou em 2014”, explica Pereira.

Segundo a pesquisa, os itens que perderam espaço na cesta de preferências do consumidor são: empanados, cera para assoalho, leite em pó, manteiga e sobremesa pronta.

Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento do consumidor, através de painéis de consumo contínuos. High Definition Inspiration™ combina análises avançadas e soluções customizadas em pesquisa de mercado oferecendo insights com nitidez e clareza, tanto no quadro geral quanto nos pequenos detalhes que resultam em ações bem-sucedidas por seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram o que usam e as atitudes por trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no mercado para os proprietários de marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países, diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em campos tão diversos como o largo consumo, produtos por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros. [www.kantarworldpanel.com/br].

Kantar é uma das maiores empresas do mundo de investigação, informação, e consultoria. Através da combinação do talento das suas 13 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights orientado a ações efetivas e inspiração para a comunidade empresarial mundial. Seus 26.500 colaboradores trabalham em 95 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes insights de negócios a cada ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.[www.kantar.com].

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