Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/01/2015 - 09:09

Com utilização de tecnologia da Danfoss, pilotos automáticos da Agres proporcionam redução de 15% em insumos agrícolas

Com adoção da unidade de direção eletro-hidráulica OSPE da Danfoss, pilotos automáticos da Agres geram maior produtividade nas máquinas agrícolas.

As máquinas agrícolas têm alto valor agregado e de custo de operação e são cada vez mais exigidas para proporcionar melhor eficiência e desempenho. A qualidade e a confiabilidade nos seus componentes são fundamentais para garantir que não fiquem paradas no campo.

Para atender essa necessidade, o segmento agrícola vem adotando em suas máquinas o piloto automático, que utiliza os sinais dos satélites de GPS e cálculos matemáticos avançados para dirigi-las nas lavouras. Nesse aspecto, entre os produtos mais requisitados está o piloto automático hidráulico. Para fazer a conexão entre a central processadora dos dados e a hidráulica da máquina, costuma ser empregado o bloco hidráulico dedicado. Porém, estes blocos não atendem integralmente os requisitos de segurança tão relevantes para um elemento importante na máquina, como o sistema de direção.

Fornecedora de soluções de tecnologia para fábricas de máquinas agrícolas do Brasil, a Agres recorreu a Danfoss para garantir um sistema de direção confiável, seguro e econômico. A empresa adotou a unidade de direção eletro-hidráulica OSPE, da Danfoss, nos pilotos automáticos Agronave 32 (Piloto automático para pulverizadores), Agronave 33 (Piloto Automático Elétrico/Hidráulico) e Agronave 35 (Piloto automático hidráulico e controlador de taxa variável).

“A proposta da Danfoss de utilizar um elemento hidráulico com interface eletrônica foi muito importante para reduzir o número de componentes do sistema e entregar uma solução simples, porém muito eficiente”, destaca Marcel Martinez, Diretor de Negócios da Agres.

Com a utilização da tecnologia da Danfoss, a economia dos custos com insumos agrícolas é em torno de 15%. Com a adoção da OSPE, os pilotos automáticos da Agres geram maior produtividade nas máquinas, pois é possível trabalhar mais horas por dia, inclusive durante a noite, aumentando o número de hectares por máquina.

Além disso, a solução eletro-hidráulica da Danfoss aplicada no piloto automático da Agres proporciona economia de combustível, redução da fadiga do operador e, principalmente, a possibilidade do operador poder focar no trabalho que a máquina está executando, sua qualidade e desempenho ao invés de dirigir o equipamento agrícola.

A direção OSPE tem o conceito “fast steering” e “reaction mode”, isto é, pode-se ajustar o número de voltas que terá no volante de batente-a-batente a fim de adaptar o desempenho para atender às necessidades específicas de trabalho e de acordo com as condições e tipo de solo da estrada. Também é possível ajustar a reação da direção automaticamente, em função da velocidade do veículo. O resultado é uma solução que não só fornece adicional flexibilidade no design do sistema de direção do veículo, mas também ajuda a reduzir horas de trabalho e fadiga do operador, melhorando e aumentando a produtividade.

“A unidade de direção OSPE simplifica a sua arquitetura de sistema hidráulico. O alto nível de integração minimiza a necessidade de componentes adicionais e oferece um pacote completo, concebido, desenvolvido e testado para melhor desempenho. Uma robusta peça única também elimina potenciais pontos de vazamento, enquanto que a construção compacta da unidade de direção economiza espaço, aumentando a flexibilidade do projeto do veículo”, explica Marco Novaes, gerente de contas da Danfoss.

Confira os benefícios da OSPE da Danfoss: • Garantia: menor custo com reposição devido a redução de complexidade;

• Confiabilidade: maior tempo de operação do equipamento e menor possibilidade de falhas;

• Performance: redução de peso e de consumo de combustível e conceito “fast steering” e “reaction mode”;

• Redução custo e tempo montagem: otimiza processo na linha de montagem com redução no tempo de operação;

• Segurança: a Danfoss atende as normas europeias de segurança e redundância (SIL 2);

• Pós-venda: redução de custos referentes à assistência técnica. [www.danfoss.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira