Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2015 - 06:29

Edra Equipamentos se prepara para atender o setor de óleo e gás


Jorge Braescher, presidente da Edra Equipamentos

Empresa fabricará inicialmente tubulações de compósitos.

Em breve, a Edra Equipamentos será a mais nova empresa do setor de óleo e gás. Líder em caixas eletrônicos e produtos para a comunicação visual de agências bancárias, a companhia paulista decidiu estender a sua expertise em moldagem de compósitos – um tipo de polímero de alta performance – à fabricação de tubos, acessórios e equipamentos de plataformas on e offshore.

“Começaremos com as tubulações para o transporte de óleo, água salgada, gases e fluidos em geral, mas a ideia é agregar ao nosso portfólio outras soluções em compósitos de alta performance para as operações de prospecção, extração e refino de petróleo”, afirma Jorge Braescher, presidente da Edra Equipamentos.

Orçada em R$ 30 milhões, a primeira etapa deste investimento concentra-se na expansão fabril, aquisição de equipamentos e demais adequações.

“Também investimos na formação de um time composto por profissionais com bastante experiência na produção de tubos para aplicações reconhecidamente complexas”, ele ressalta.

A produção comercial da Edra Equipamento está agendada para começar no segundo trimestre de 2015. “Teremos capacidade para produzir cerca de 300 km/ano de tubulações de até 40” de diâmetro. Serão produzidas a partir de resinas especiais e com características específicas para atender integralmente às necessidades das diferentes classificações de área”.

O presidente da Edra Equipamentos estima que, em cinco anos, o fornecimento para o setor de óleo e gás responda por uma receita anual próxima a R$ 150 milhões. “O Brasil apresenta um potencial gigantesco nessa área, sem contar que ainda há oportunidades pouco exploradas envolvendo os compósitos”, comenta.

A nova unidade de negócios da Edra Equipamentos – internamente, é chamada de e-energy – se juntará a outras cinco: e-bank (caixas de autoatendimento bancário); e-visual (comunicação visual); e-home (mobiliários de design); e-modular (estruturas modulares) e e-services (prestação de serviços de manutenção). “O escopo da e-energy será ainda mais amplo, pois pretendemos atuar em outras áreas que envolvem a geração de energia”, completa Braescher.

Empresa 100% nacional, a Edra Equipamentos emprega atualmente 50 funcionários – mais 30 devem ser contratados até o início das atividades da e-energy. Em 2012, foi eleita uma das “50 empresas do bem” pela Revista IstoÉ Dinheiro. [www.edraequipamentos.com].

O que são compósitos? Resultantes da combinação entre polímeros e reforços – por exemplo, fibras de vidro e carbono – os compósitos são conhecidos pelos elevados índices de resistência mecânica e química, bem como pela versatilidade. Há mais de 50 mil aplicações catalogadas em todo o mundo, de tubos e pás eólicas a peças de barcos, ônibus e aviões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira