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09/01/2015 - 07:21

Alunos de Harvard fazem imersão no setor automobilístico brasileiro

Durante toda essa semana, o BVL Automotive, formado por duas concessionárias em Belo Horizonte (MG) e duas em Vitória (ES), recebe a visita de seis estudantes de MBA da Harvard Business School (EUA) para uma imersão acadêmica com foco no comércio online de veículos. O grupo, formado por três americanos, uma australiana, uma chinesa e um indiano fará uma pesquisa de mercado com consumidores brasileiros sobre a compra de automóvel pela internet, uma prática muito comum em todo o território norte-americano. Na próxima segunda-feira (12/1), eles apresentarão os resultados dos estudos.

O BVL Automotive faz parte de um seleto grupo de dez empresas brasileiras escolhidas como parceiros globais da Harvard Business School, a conceituada escola de negócio de uma das mais renomadas universidades dos EUA. Por meio do intercâmbio de conhecimentos com organizações de diferentes segmentos, os alunos da HBS podem desenvolver suas habilidades aplicando a teoria aprendida em projetos práticos de negócios em vários países do mundo, além do Brasil, que também receberão grupos de estudantes para o mesmo fim.

Segundo Ricardo Costin, diretor do BVL, o foco do projeto que será desenvolvido pelos alunos, vendas de carros pela internet é muito disseminado nos EUA, onde os consumidores usam os serviços online como um dos principais aliados na compra de um automóvel, seja ele de que segmento for. “Sites como Cars.com, Carfax, TrueCar permitem pesquisar preços, solicitar orçamentos, comparar ofertas e otimizam o processo de compra de um veículo. Por isso o foco da pesquisa acadêmica dos estudantes será direcionado para as principais informações e funcionalidades que os consumidores brasileiros procuram com este tipo de serviço”, destaca o executivo.

“O produto final da pesquisa é estabelecer as bases de um projeto que crie novas perspectivas para o negócio automotivo, nossa especialidade. O objetivo da parceria é permitir que os alunos tenham uma experiência de aprendizagem relevante, por meio da troca de ideias e do intercâmbio de conhecimentos de negócios e também cultural. Estamos certos de que os estudantes vão absorver informações que eles não teriam oportunidades de assimilar em sala de aula, debate ou mesmo sozinhos", reforça Costin.

Dinâmica do projeto -O FIELD é um curso relativamente novo, obrigatório para os alunos do primeiro ano do MBA da Harvard Business School. É composto por três módulos: liderança de inteligência (Campo 1), inteligência global (Campo 2) e inteligência integradora (Campo 3). O principal componente do Campo 2 é uma imersão global, na qual os alunos trabalham em pequenas equipes e parcerias com organizações de business-to-consumer em mercados emergentes, para desenvolver novos conceitos de produtos ou serviços para o cliente local.

Os estudantes começaram a trabalhar no projeto em Boston (EUA), no fim de outubro, e chegarão aos locais de imersão em janeiro/2015, entre os 5 e 12/1, para testar suas ideias com os clientes locais e, em seguida, desenvolver a proposta de negócio. O Brasil faz parte do grupo de 13 países ao redor do mundo que receberão os alunos da HBS e, juntos, irão hospedar mais de 930 estudantes.

"Estamos extremamente gratos ao BVL Automotive e a todos os parceiros globais das organizações por tudo o que fazem em nome de nossos alunos. Os estudantes se beneficiam imensamente com esta experiência e esperamos que as organizações parceiras também”, avalia o professor Tony Mayo, chefe do programa FIELD.

O grupo - O BVL Automotive opera concessionárias de automóveis em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), destacando-se por sua solidez comercial, robustez financeira e preocupação com a qualidade. Uma das características mais marcantes do grupo é sua cultura voltada para a organização e os processos padronizados de trabalho. Em 2013, foi considerada a 62ª empresa que mais cresce no país, segundo pesquisa realizada pela revista Exame PME em parceria com a consultoria Deloitte. A primeira concessionária foi adquirida em 1997, a Bordeaux, da marca Peugeot, hoje reconhecida nacionalmente por sua excelência operacional. Em agosto de 2004, inaugurou a Valborg, concessionária Volvo Cars de Belo Horizonte. Em 2013, foi eleita a 1ª concessionária Volvo do Brasil em qualidade; foi a 2ª das Américas a receber o certificado Volvo Acessory Center, projeto desenvolvido pela montadora com intuito de oferecer os acessórios corretos a cada perfil de cliente; foi a 1ª concessionária Volvo no mundo a ter o Programa de Melhoria dos Processos de Vendas da montadora e a 1ª concessionária Volvo no Brasil certificada no Programa Volvo One Hour Stop, que visa eliminar processos que geram desperdícios, garantindo a satisfação total dos clientes. Em 2011, inaugurou a primeira concessionária BMW no Espírito Santo, a Brücke Motors. Em 2012, abriu a Valborg, primeira concessionária Volvo também nesse Estado.

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