Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/01/2015 - 07:32

A Terapia Ocupacional


Escolhi a Terapia Ocupacional como opção de vida desde 1997, quando iniciei o curso de graduação, uma paixão a primeira vista. As áreas da Terapia Ocupacional estão em franca expansão por todo Brasil. Não são todas categorias da saúde que conhecem ou entendem a abrangência da Terapia Ocupacional, porém quando a conhecem, passam entender a sua importância e necessidade. Como o próprio nome diz, ela é uma terapia que se fundamenta no estudo e uso da ocupação humana, tendo como objetivo, promover a autonomia das pessoas em suas diferentes condições físicas, sensoriais, intelectuais, emocionais e sociais.

Fazemos a organização do cotidiano do paciente a partir de um estudo e aplicação das atividades necessárias ao contexto de sua vida. Pode ser indicada para bebês e crianças que não brincam, que apresentam atraso no desenvolvimento ou nas atividades escolares; famílias que precisam de ajuda para compreender e lidar com a pessoa que apresenta alguma disfunção; pessoas que sofreram danos cerebrais ou em outra parte do corpo que precisam aprender ou reaprender a realizar as atividades cotidianas, profissionais e acadêmicas de forma mais autônoma possível; adultos que queiram reorganizar a sua vida a partir de um planejamento e prática de ações que promovam seu bem estar físico, psíquico e social; idosos que necessitam de atividades para uma melhor continuidade e qualidade de vida, tanto do ponto de vista ambiental como físico e cognitivo; grupos em riscos de exclusão social por diversos fatores: condições sócio econômicas, desestruturação do núcleo familiar, alterações psíquicas, intelectuais e/ou sensório-motoras, dependência químicas, entre outros.

Em minha história acadêmica e profissional já atuei em Unidade de Terapia Intensiva, Estimulação Precoce, Saúde Mental, Geriatria, Cirurgia Plástica, Saúde do Trabalhador, Perito Assistente e em unidade de internação para adolescentes cumprindo medida socioeducativa. Atualmente atuo na gestão pública e organização de Redes Regionais e Municipais nos Cuidados à Saúde das Pessoas com Deficiência, faço avaliações e treinamento para o uso de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Em resumo, esta profissão me satisfaz como um todo. Poder observar a vida de diversas pessoas sendo retomada, poder proporcionar a independência para quem não consegue se locomover, ou não consegue se alimentar sozinho, ou não consegue voltar ao trabalho, assim como outros cuidados básicos. Ver um paciente, ora amputado ou paraplégico, se tornar livre do preconceito, das dificuldades impostas pelas barreiras atitudinais, pessoais, arquitetônicas entre outras, essa superação não tem orgulho e satisfação melhor.

. Por: Raphael Correia Caetano, Conselheiro Fiscal do Sinfito-RJ, Membro da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador da RCPCD da Região Metropolitana II e Centro Sul Fluminense. Especialista em Terapia Ocupacional em Saúde da Família, e em Órtese e Prótese.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira