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10/01/2015 - 06:54

TOTVS e Unimed, uma parceria de sucesso

Com mais de 12 milhões de vidas administradas pelas suas soluções, TOTVS reúne 120 clientes Unimed em todo Brasil. O resultado é fruto de um intenso trabalho no desenvolvimento de tecnologias 100% aderentes às rotinas dos planos de saúde.

São Paulo – Foco, especialização e experiência. É com essa premissa que a TOTVS consolidou uma história de sucesso em parceria com Unimeds de todo o País. São 120 unidades atendidas que, juntas, somam mais de 12 milhões de vidas geridas pelo ERP TOTVS. Os módulos utilizados no segmento de Saúde foram desenhados para atender, com máxima eficiência, às rotinas específicas da Unimed, como o faturamento de intercâmbio e o pagamento dos prestadores e cooperados. Além disso, as ferramentas de Gestão de Planos de Saúde contemplam todas as atividades diárias e o fluxo de administração das operadoras.

A TOTVS reúne em seu portfólio todas as soluções necessárias para assegurar as melhores práticas e um controle preciso sobre as operações das Unimeds. Por meio de um único fornecedor, integram-se tecnologias para garantir uma perfeita comunicação de dados, além de proporcionar ganhos em produtividade e alinhamento gerencial efetivo. O objetivo de tanta especialização nas rotinas Unimed é estabelecer uma relação de parceria, em que as operadoras de saúde encontrem os benefícios de trabalhar com tecnologias que, de fato, entendem o seu dia a dia. Em conjunto, as soluções TOTVS controlam todo o fluxo de administração das operadoras de saúde, desde a montagem de um novo produto que será comercializado, até a geração de informações legais para as unidades de regulamentação.

Um dos principais pontos da parceria entre TOTVS e Unimed é o desafio do compliance do segmento. Com mais de 2.000 normas e regulamentações publicadas nos últimos dez anos, as operadoras vivem sob pressão para garantir o atendimento de todas as legislações e normas de troca de informações entre diversos órgãos, operadoras, prestadoras de serviço e ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Sempre com prazos exíguos e impactantes alterações em seus processos, graças à parceria, as operadoras e a TOTVS vêm trabalhando em conjunto para ter sucesso na manutenção dos sistemas e das relações com todo o ecossistema.

Além do sistema de gestão, a TOTVS oferta outras ferramentas às Unimeds, como a gestão de recursos humanos, de gestão hospitalar, de custos hospitalares, de controladoria e finanças, jurídico, autorizador web e controle de infecção hospitalar, entre outras. O módulo de Segurança e Saúde do Trabalho, por exemplo, com acesso via Internet e em tempo real, consegue agilizar todo o processo de execução da saúde ocupacional. O sistema mapeia quais exames o funcionário deve fazer, de acordo com o cargo ou função, e o encaminha para um prestador de serviços externos. Então, envia os resultados ao médico responsável e, após análise, emite o atestado de saúde ocupacional. Para se ter uma ideia do volume dessas operações, um funcionário Unimed atende, em média, mais de 100 pessoas por dia na área de ASO (Atestado de Saúde Ocupacional). Por isso, rapidez e um rígido controle sobre as informações são, fundamentalmente, um diferencial para o seu trabalho.

Outra importante oferta da TOTVS para as Unimeds é o Fluig, plataforma de gestão de processos com ferramentas colaborativas que agrega, em uma única interface, acesso às informações de todas as soluções, com apenas um login e sem precisar sair de um sistema e conectar-se a outro. A tecnologia tem recursos de workflow e gestão de documentos, além de viabilizar uma rede social interna para uso de todos os colaboradores, recurso bastante utilizado pelo departamento de RH.

“Além de gerenciar as nossas operações diárias, a TOTVS nos apoia com a sua ferramenta de Business Intelligence, transformando dados em informações de qualidade, o que resulta em um recurso de análise gerencial primordial para a administração da cooperativa. Agregamos recursos de TI às nossas rotinas para garantirmos a melhor gestão dos nossos negócios”, comenta Maurício Cerri, gerente de TI da Unimed Araras, cliente TOTVS desde 2011.

A área da Saúde, como qualquer outra, também apresenta barreiras para a implementação de uma nova tecnologia e, com mais de 120 Unimeds em sua carteira, a TOTVS já superou importantes obstáculos junto aos seus clientes. Como resultado, a empresa hoje acumula bastante experiência e um entendimento cada vez maior sobre o cliente Unimed, tornando o seu atendimento ainda mais especializado.

“Identificamos a necessidade de melhorias da gestão dos nossos processos e encontramos na TOTVS um fornecedor que atuou como parceiro para nos apoiar em toda essa reestruturação. Hoje, 100% dos nossos processos são atendidos pela solução da companhia, que desenvolveu, até mesmo, novas funcionalidades no sistema para estar totalmente alinhado às nossas demandas”, conta Antônio Pires, superintendente de TI da Unimed Porto Alegre, cliente da TOTVS desde 2003. Os números da cooperativa da capital gaúcha – 700mil beneficiários e 6300 cooperados – ajudam a demonstrar a complexidade da sua operação. Durante a implantação, foi necessário migrar cerca de quatro terabytes de dados em mais de 15 mil horas de projeto.

Marcos Zago, gerente de TI da Unimed Nordeste – RS, explica que, para a sua unidade, o principal resultado está relacionado ao conceito do negócio. “Hoje temos condições de pensar e agir com foco na saúde. A automação, a evolução tecnológica e o atendimento aos aspectos legais, em conjunto, nos permitem maior agilidade no gerenciamento da Unimed e em decisões estratégicas para os nossos negócios”, explica o executivo.

As três unidades citadas (Araras, Porto Alegre e Nordeste – RS), juntas, administram mais de um milhão de vidas e atuam com proximidade à TOTVS para oferecer um serviço cada vez melhor aos seus clientes. A Unimed Araras, com apoio da TOTVS, implantou o sistema de gestão de saúde RM Hospitalar em seu hospital, na cidade de Leme. O projeto, que teve início em setembro, durou dois meses, entre implantação, treinamentos, cadastros e capacitação, e trazia o objetivo principal de melhorar o gerenciamento das informações hospitalares, principalmente, em relação à parte clínica, envolvendo o cliente no processo de gestão.

“Ter todos os processos integrados é garantia de maior agilidade e maximização dos resultados dentro de uma instituição de Saúde”, comenta Jorge Luiz Bison, presidente da Unimed Araras. O hospital conta com 20 enfermeiros, 60 técnicos, 80 médicos e 20 plantonistas. A Unimed Araras também aderiu ao PEP Mobile, tecnologia da TOTVS que visa implementar tecnologia móvel para checagem de medicação e prescrição médica à beira leito, agregando segurança aos pacientes.

“Nossa relação com a Unimed é, de fato, um caso de êxito. Consolidamos uma oferta desenvolvida especialmente para atender aos processos da Unimed, como o PTU 6.0, por exemplo, que estabelece um protocolo de transações internas e entre as unidades da cooperativa para se adaptarem à exigência da ANS em relação à TISS 3.02 (Troca de Informação de Saúde Suplementar). Tudo é pensado para que os resultados sejam sempre positivos”, finaliza o diretor do Segmento de Saúde da TOTVS, Marcelo Souccar.

No estado de São Paulo, as Unimeds de Ribeirão Preto e São José dos Campos também são clientes. Entre as soluções utilizadas está o ERP, os módulos de Gestão de Planos de Saúde, Materiais, Recursos Humanos e Gestão Financeira, além da ferramenta de Smart Analytics lançada este ano. Apesar da diferença geográfica, o objetivo permanece um só: apoiar-se na tecnologia para impactar positivamente clientes, cooperados e rede conveniada. [www.totvs.com].

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