Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2008 - 10:52

Fábrica da Pedra gera emprego e renda para 99% dos funcionários moradores de Delmiro Gouveia

Situada no município de Delmiro Gouveia, em Alagoas, a Fábrica da Pedra S/A é uma das principais geradoras de emprego e renda da região. Dos 670 funcionários, cerca de 99% são moradores da cidade.

Instalada dentro da Fábrica da Pedra, a fábrica de confecções foi inaugurada há pouco mais de quatro meses, mas já pode ser considerada exemplo no que se refere à geração de empregos. A fábrica, que trabalha com a confecção de lençóis, gera cerca de 100 empregos diretos. De acordo com José Marcony Freire, gerente administrativo da Fábrica da Pedra, a expectativa é aumentar em, pelo menos, 50% o número de empregos na fábrica de confecções até o final do primeiro semestre de 2008. "Esperamos ampliar o espaço onde funciona a confecção, possivelmente adquirindo um galpão com o dobro da capacidade, investindo em novas tecnologias e gerando mais empregos", destacou o gerente.

José Marcony explica ainda que existia, há mais de 30 anos, na antiga Multifabril Nordeste S/A, antigo nome da Fábrica da Pedra, uma fábrica de confecções que empregava, em média, 800 mulheres. Cerca de 15 anos depois da falência da Multifabril, a fábrica de confecções retornou às atividades. "Retornamos com toda força, aproveitando a mão de obra da cidade", concluiu Marcony.

A Fábrica - Implantada por Delmiro Gouveia no século XX, a então Cia. Agro Fabril Mercantil começou a funcionar em 05 de junho de 1914, no dia em que comemorava mais um aniversário do seu fundador, na distante Vila da Pedra, hoje município de Delmiro Gouveia. Os primeiros carretéis vieram da Finlândia. A primeira compra de algodão do Egito. Depois veio a utilização do algodão Seridó, plantado nas terras da região.

No primeiro ano de funcionamento a fábrica empregava mais de 800 operários produzindo diariamente mais de dois mil carretéis de linhas para costura, rendas e bordados. Em 1916 a fábrica intensificou a sua produção passando a exportar para a Argentina, Chile, Peru e outros da América do Sul.

Com a morte, em 1917 de Delmiro Gouveia, e após várias crises financeiras, finalmente em 1992 o Grupo Carlos Lyra, aceitou o desafio de não deixar parar a única e tradicional industria da região. Tendo assumido o controle da empresa, deu-lhe o nome da Fábrica da Pedra S/A fiação e tecelagem, nome este em homenagem a cidade onde Delmiro Gouveia fez história, a antiga Vila da Pedra. Fez-se então uma rápida recuperação do parque industrial, sendo adquiridos equipamentos de ultima geração.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira