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13/01/2015 - 08:07

Como você retém os talentos de sua empresa?


O mercado de TI, em geral, detém mais vagas do que colaboradores capacitados para ocupá-las, o que dificulta o trabalho das empresas na busca por profissionais especializados. Segundo um estudo feito pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) em parceria com a IDC, o mercado nacional de Tecnologia da Informação em 2013, com foco na área de software e serviço, teve um investimento 15,4% maior do que o obtido em 2012, considerando também a área de hardware, chegando a um total de 61,6 bilhões de dólares. Já a média de aumento mundial, por sua vez, foi de 4,8% - quase um terço da porcentagem obtida por aqui. E a tendência é que essa diferença se mantenha ainda por um bom período de tempo. Com o crescimento do mercado da Tecnologia da Informação, a perspectiva é de que vamos continuar convivendo com cenário de alta demanda por profissionais qualificados versus a baixa disponibilidade dessas pessoas.

A dificuldade das empresas não está somente em encontrar e atrair estes profissionais qualificados. Engajar as pessoas para que criem uma conexão com a empresa que vai além da relação de troca de trabalho pela remuneração e pacote de benefícios também desafia a gestão nas empresas. Em sua maioria, esses profissionais com os talentos que buscamos anseiam por encontrar ambiente de abertura, independência, compartilhamento e integridade. O modelo tradicional de seleção e gestão, que seguia o fluxo de recrutar, selecionar, treinar e supervisionar, não dá mais conta das expectativas dos colaboradores. Por isso, as empresas precisam ampliar sua visão e rever esse modelo, buscando envolver, desenvolver e engajar, tudo de forma colaborativa. Os talentos que buscamos querem ser protagonistas e sentir que estão participando de algo maior do que a tarefa que desempenham. Eles querem construir uma história junto com a empresa.

Desenvolver cultura corporativa para estes novos tempos não é uma tarefa fácil e exige ainda mais dos líderes e dos profissionais de RH, que não devem se intimidar. O mundo pede audácia e criatividade e muitas empresas estão investindo em projetos colaborativos para que seus colaboradores sintam-se parte da organização desde a concepção de uma ideia até sua aplicabilidade e resultados. Na Senior, temos preocupação em criar uma consciência sobre a responsabilidade de todos com a construção da nossa história com o conhecimento sobre nosso negocio que circula dentro e fora da empresa e, ao mesmo tempo, aproveitar todas as oportunidades de ouvir, perguntar e endereçar a contribuição.

Com isto em mente, temos investido em ações de empreendedorismo e de intraempreendedorismo, por exemplo. O intuito é tanto manter nossos talentos como abrir as portas da empresa para profissionais do mercado para promover um crescimento sustentável com a ampliação do nosso portfolio de ofertas. Atuamos dessa maneira porque acreditamos que as ideias precisam circular e que trabalhar de uma forma colaborativa é muito mais do que uma prática cotidiana, é uma proposta de valor. O projeto Páginas do Futuro, por exemplo, nasceu da nossa inquietação em relação à construção do Planejamento Estratégico: não queríamos que nossas metas, sonhos e anseios ficassem restritos ao grupo de diretores, mas sim que potencializassem a inteligência coletiva e os talentos individuais da companhia. Desde o desenho do projeto, passando pela sensibilização dos colaboradores e finalizando com a visibilidade das contribuições – ainda em processo – os desafios sempre estiveram presentes. E o trabalho não acabou: envolver e responsabilizar as pessoas na implantação do que foi proposto exige muito cuidado com comunicação e alinhamento, principalmente para que as pessoas percebam como estão participando na construção do futuro da Senior.

Duas outras grandes iniciativas nossas incentivam o intraempreendedorismo e o empreendedorismo. A primeira é o projeto Desafio da Inovação, que em sua primeira edição os colaboradores a apresentarem ideias que trouxessem melhorias aos processos internos, promovendo a produtividade e, na segunda, alocou recursos para a implementação de uma ideia de um novo produto que atendesse B2B (Business to Business) e segmentos estratégicos da Senior. A segunda iniciativa é o programa de aceleração de startups Inove Senior, que vai oferecer aporte, know-how e acesso ao mercado para até 10 ideias inovadoras nas áreas de software e aplicativos para que se desenvolvam e atinjam valor de R$ 1 milhão em até 9 meses. Lançado este ano, está com inscrições abertas até o início de fevereiro de 2015. A ideia é abrir oportunidades para que os talentos disponíveis no mercado interajam conosco e desenvolvam soluções em TI capazes de contribuir com a gestão das empresas brasileiras.

Entretanto, temos consciência que os nossos programas relacionadas a inovação não resolvem as dificuldades de contratação de profissionais qualificados para crescimento sustentável da Senior. Pesquisas apontam que 60% das empresas reduziram exigências para contratação de cargos que pedem conhecimento técnico, o que gera risco para produtividade e qualidade. Para diminuir o impacto desta questão, temos investindo em ações de capacitação dentro de casa.

Criada com a missão de desenvolver e manter um programa de educação continuada, a Universidade Corporativa Senior incentiva o desenvolvimento das competências estratégicas por meio de soluções de aprendizagem formais (treinamentos in-company, presenciais ou à distância) e informais (social learning, indicações e práticas) para a convergência entre conhecimento e prática. Tudo isso através de um portal na internet que agrupa os cursos institucionais e de conhecimento sobre produtos. Pelas características do nosso negócio, é fundamental evoluir também no aprimoramento técnico e apoiar lideranças no direcionamento da capacitação dos times. A partir da visão de matriz de versatilidade das competências individuais, o líder e o colaborador podem direcionar a capacitação através das trilhas de aprendizagem já estruturadas ou criando novos caminhos.

Temos que evoluir nossos modelos se quisermos continuar crescendo e inovando. Temos que acreditar ainda mais no poder do conhecimento, na força da colaboração e na energia transformadora que pessoas engajadas irradiam.

. Por: Jussara Dutra, ela lidera a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Senior, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão empresarial do Brasil.

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