Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/01/2015 - 07:26

Pré-sal terá 10 novos dutos rígidos para produzir 150 mil barris de petróleo por dia


Iniciada a campanha de lançamento de dutos submarinos pela Embarcação FDS-2, para o projeto Sapinhoá Norte na Bacia de Santos.

Foi iniciada, no dia 9 de janeiro(sexta-feira), a instalação de dez dutos (risers) submarinos de produção para o projeto Sapinhoá Norte (Consórcio BM-S-9), onde está localizado o FPSO Cidade de Ilhabela, unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás. Estes dutos submarinos, do tipo rígido, serão instalados em profundidade de 2.240 metros e permitirão o aumento da capacidade de coleta da plataforma, que hoje está produzindo cerca de 30 mil barris de óleo por dia (bpd), para sua capacidade máxima de até 150 mil barris de óleo por dia (bpd). Também será instalado um Riser Híbrido Auto Sustentável com capacidade de exportar 6 milhões de m³ de gás por dia.

A instalação será realizada pelo navio de lançamento FDS-2, da empresa Saipem. Os dutos rígidos submarinos do tipo SLWR (Steel Lazy Wave Riser) servem para coletar a produção de petróleo dos poços submarinos, enquanto a exportação de gás é feita pelo Riser Híbrido Auto Sustentável.

Esse projeto representa a continuidade dos investimentos planejados em Exploração &Produção no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, que assegura uma contribuição relevante para a curva futura de produção da área.

O campo de Sapinhoá é operado pela Petrobras (45%), em parceria com a BG E&P Brasil (30%) e a Repsol Sinopec S.A. (25%).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira