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Universidade Católica de Goiás reduz 62,5% do custo de telefonia

Centrais telefônicas da Dígitro permitem gerenciamento detalhado, além de viabilizar novos projetos, como a implantação de um call center.

A Universidade Católica de Goiás (UCG) acaba de concluir a implantação de seu novo sistema de telefonia, com a ativação de nove centrais próprias, que atendem a 866 ramais. Utilizando tecnologias da Dígitro, fabricante brasileira de soluções de telecomunicações para ambiente corporativo, operadoras e provedores de serviço, em oito das nove centrais, a universidade conseguiu, como resultado imediato do investimento, uma economia de R$ 45 mil mensais, que significou a redução de 62,5% dos custos com telefonia.

O projeto da UCG incluiu a implantação de sete plataformas NGC (Next Generation Communication) da Dígitro que suporta múltiplas funções, como PABX, DAC (Distribuidor Automático de Chamada), URA (Unidade de Resposta Audível), Correio de Voz, Correio de Fax, Gravador Digital, Gateway e Roteador. A plataforma possui também ferramentas de gerenciamento como o TariFone, que permite a extração de relatórios sobre o uso dos ramais, e o Pré-pago, que controla as cotas de utilização. “Hoje o administrador pode categorizar cada ramal com seus privilégios, fazer análises de bilhetagem, com hora, destino, duração, custo e outros parâmetros das chamadas feitas e recebidas, criar grupos ou novos ramais, definir cotas de créditos para ramais pré-pagos e auditar as contas encaminhadas pela operadora”, descreve Bruno dos Santos Aguiar, Supervisor do Setor de Instalações Elétricas e Especiais da UCG.

Outro benefício das soluções Dígitro é a possibilidade de obter as menores tarifas disponíveis no mercado de telecomunicações. Os equipamentos estão prontos para conexão a qualquer serviço de telefonia, inclusive a oferta das operadoras de VoIP (Voz sobre IP), com recursos para integração com MPLS (IP com Qualidade de Serviço) e sinalização. “Com os equipamentos, ganhamos mais flexibilidade na cotação entre as operadoras para achar a modalidade de serviço e o plano de tarifas mais adequado”, conta o executivo.

A Universidade Católica de Goiás tem cerca 22 mil alunos, em 51 cursos de graduação, dezenas de cursos de especialização, 13 mestrados e três doutorados. As novas tecnologias irão permitir melhor atendimento aos usuários. Entre os desdobramentos da rede de telefonia, Bruno Aguiar menciona a implantação de uma central de atendimento, ainda em estudo. “Em um primeiro momento atenderá a área financeira, que gera muita demanda nos balcões das secretarias. Depois se amplia”, diz Bruno Aguiar. “Sem a nova infra-estrutura isso seria praticamente impossível”, avalia.

O cliente conta ainda com a estabilidade de ser atendido por uma rede nacional de suporte, já que a tecnologia é 100% desenvolvida pela Dígitro. “Tivemos uma boa redução de custo logo após a implementação, mas isso é só o início. Com os recursos de gerenciamento da plataforma da Dígitro, poderemos fazer ajustes mais precisos no serviço, para obtermos cada vez mais ganhos em termos de economia, segurança e qualidade no atendimento aos usuários”, diz Bruno Aguiar.

Além da área técnica, o projeto foi planejado e conduzido com a colaboração do Professor João Sobreira de Macedo, gerente contábil-financeiro da UCG, e coordenação do Professor Daniel Rodrigues Barbosa, Pró-reitor de Administração.

. Fundada em 1977, em Santa Catarina, a Dígitro logo se destacou como modelo de empresa de alta tecnologia, desenvolvendo para as operadoras de telefonia brasileiras alguns itens de infra-estrutura antes integralmente importados. Com a abertura do mercado para concorrentes internacionais, a empresa não apenas sobreviveu como obteve sucessivas taxas de crescimento nos últimos anos, cuja média anual é da ordem de 30%, com saltos significativos a partir dos últimos três anos. A empresa avançou de forma expressiva sobre o segmento corporativo e de provedores de serviços. O volume de negócios fechados, em 2005, atingiu a marca de R$ 73 milhões, sendo que o crescimento no segmento de redes corporativas foi de 69,7%; mais de 119% nos negócios internacionais e, até agosto de 2006, o crescimento de vendas no mercado corporativo foi de 51%.| www.digitro.com.br

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