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14/01/2015 - 08:31

Bosch torna ficção de Hollywood em realidade

Carros equipados com tecnologias Bosch podem rodar sozinhos. A empresa tem centro de desenvolvimento de direção autônoma na Califórnia e na Alemanha. Sensores são os olhos e ouvidos dos veículos modernos. Sistema iBooster da Bosch abre o caminho para a direção autônoma.

Hollywood fez primeiro: nos anos 80, a fábrica dos sonhos criou a série de ação "Knight Rider" e, aproximadamente, 30 anos depois a direção autônoma deixou de ser uma fantasia da TV. "A Bosch está tornando a ficção científica em realidade, mas um passo de cada vez", ressalta Dr. Drik Hoheisel, membro da diretoria mundial da Robert Bosch GmbH. Os carros equipados com a tecnologia da Bosch já dirigem sozinhos em algumas situações, como congestionamentos ou dentro de um estacionamento, por exemplo. Essas tecnologias foram apresentadas durante a CES Internacional, em Las Vegas, que ocorreu na semana passada.

Como uma das maiores fornecedoras de soluções para mobilidade do mundo, a Bosch tem trabalhado no desenvolvimento da direção autônoma desde 2011 em duas localidades, em Palo Alto, na Califórnia, e em Abstatt, na Alemanha. As equipes desses centros podem contar com uma rede mundial de mais de 500 engenheiros voltados ao desenvolvimento de sistemas de assistência ao motorista.

No mundo todo ocorrem cerca de 1,3 milhão de mortes no trânsito e os números só vem aumentando. Em 90% dos casos, a causa é o erro humano. Por isso, a maior motivação por parte da Bosch para o desenvolvimento desses sistemas é proporcionar mais segurança aos usuários.

Da frenagem de emergência preditiva à assistência ao condutor -Liberar os motoristas de situações críticas no trânsito pode salvar vidas. Estudos feitos na Alemanha sugerem que, até 72% das colisões traseiras que provocaram mortes, poderiam ter sido evitadas se todos os carros estivessem equipados com o sistema de frenagem de emergência preditivo. Os motoristas também podem atingir seus destinos de maneira segura e com menos estresse usando o sistema de congestionamento Bosch. Em velocidades de até 60 km/h, o assistente freia automaticamente no tráfego intenso, acelera e mantém o curso do veículo na rodovia.

"Com os sistemas de assistência ao motorista, a Bosch espera vender cerca de um bilhão de euros em 2016", afirma Hoheisel. Os sistemas de assistência ao condutor são a pedra fundamental para a direção autônoma, que se estabelecerá gradualmente. "Com os pilotos e sistemas Bosch, os carros serão dirigidos de forma autônoma nas rodovias até 2020, do acesso da entrada a saída", prevê Hoheisel. Na década seguinte, os veículos serão totalmente automatizados, capazes de lidar com quaisquer situações que possam surgir.

Sensores são os olho s e ouvidos dos veículos -A direção autônoma envolve cada aspecto do carro e exige um know-how abrangente de sistemas. Ele se baseia em sensores com tecnologia de radar, vídeo e produtos que a Bosch tem fabricado há muitos anos. "Os sensores são os olhos e os ouvidos que permitem que os veículos percebam seu ambiente", garante Hoheisel. Um software potente e computadores processam as informações coletadas e garantem que o veículo se desloque no trânsito de forma segura e com maior eficiência de combustível.

Na medida em que os veículos assumem cada vez mais tarefas, sistemas de segurança como freios e de direção, devem atender requisitos especiais. Caso um destes componentes falhe, um procedimento é necessário para assegurar a sua frenagem. O iBooster e o sistema ESP são projetados para frear o carro - independentemente um do outro - sem que o motorista precise intervir.

iBooster: essencial para a direção autônoma- Deste modo, o iBooster Bosch at ende um requisito essencial para a direção autônoma. O booster de freio pode desenvolver a pressão de freio de modo independente, três vezes mais rápido que o sistema ESP. Caso o sistema de freio preditivo reconheça uma situação perigosa, o veículo para muito mais rápido. Ao mesmo tempo, o iBooster pode oferecer a frenagem suave exigida pelo piloto automático ACC, até sua parada completa.

O iBooster também é um componente chave para carros híbridos e elétricos. Isso porque não requer vácuo, que de outro modo teria que ser gerado em um processo complexo pelo motor a combustão ou por uma bomba a vácuo. Em segundo lugar, porque junto com o ESP hev (projetado especificamente para carros híbridos e elétricos), o booster de freio pode recuperar praticamente toda energia de frenagem e convertê-la em eletricidade.

Graças ao iBooster, quase todos os atrasos típicos de tráfego podem ser usados para recuperar uma energia de frenagem máxima para o motor elétrico do veículo híbrido ou elétrico. Caso o carro tenha que frear bruscamente, se o gerador não puder fornecer o toque de freio necessário, o booster de freio gera qualquer pressão de freio adicional necessária no modo convencional, usando o cilindro mestre do freio.

Em 2014, o Grupo Bosch comemora 60 anos de Brasil. Uma história de sucesso que começou em 1954, na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.900 colaboradores e registrou, em 2013 um fatutamento líquido de R$ 4,4 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para m ontadoras e para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 5 bilhões em 2013, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. [ www.bosch.com.br].

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2013, cerca de seus 281.000 colaboradores contribuíram para gerar vendas de 46,1 bilhões de euros em 2013. (Devido a mudanças legais que regulam a consolidação de resultados, os dados de 2013 são parcialmente comparáveis com os valores de 2012). Suas operações são divididas em quatro setores de negócios: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo, Energia e Tecnologia Predial. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 360 subsidiárias e empresas regionais em aproximadamente 50 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em cerca de 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para o crescimento contínuo. Em 2013, o Grupo Bosch investiu cerca de 4.5 bilhóes de euros e solicitou o registro de cerca de 5.000 patentes. Isso representa uma média de 20 patentes por dia. Os produtos e serv iços do Grupo Bosch são concebidos para fascinar, assim como melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções inovadoras e úteis. Dessa forma, a empresa oferece mundialmente "Tecnologias para a Vida". [www.bosch.com].

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