Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/01/2015 - 07:25

COB inaugura CT Time Brasil de Ginástica Artística


Com estrutura completa para treinamento e recuperação dos atletas, CT foi montado na área de aquecimento da modalidade no Rio 2016.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) inaugurou no dia 16 de janeiro(sexta-feira), o Centro de Treinamento Time Brasil de Ginástica Artística. Montado na quadra de aquecimento da HSBC Arena, na Barra da Tijuca, no Rio, o CT conta com estrutura completa para o treinamento e recuperação dos atletas. Além de modernos equipamentos esportivos e tecnológicos, o COB disponibilizará refeitório, sala de estudo, médica e de fisioterapia, entre outras, para as seleções feminina e masculina do Brasil.

Estiveram presentes à inauguração do Centro de Treinamento o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Maria Luciene; o secretário do estado de Esporte, Juventude e Lazer, Marco Antônio Cabral; o secretário municipal de Esporte e Lazer, Marcos Braz; a diretora da GL Eventos, Milena Palumbo?; além dos principais ginastas do Brasil, entre eles o campeão olímpico Arthur Zanetti, e a campeã olímpica da juventude, Flávia Saraiva, que já estão treinando no local.

“É com enorme alegria que inauguramos esse extraordinário centro de treinamento de ginástica artística, um presente para a ginástica brasileira. Além de se equiparar aos melhores do mundo, o CT Time Brasil ainda traz a vantagem de ficar a metros de distância da arena de competição olímpica”, disse Carlos Arthur Nuzman. “Temos a certeza de que, faltando cerca de 19 meses para os Jogos, essa será a nova casa da ginástica brasileira”, completou o presidente do COB.

“Estamos aqui ratificando o nosso compromisso com o esporte de alto rendimento na cidade do Rio de Janeiro, que terá um futuro brilhante com todos os investimentos que estão sendo feitos”, disse o prefeito Eduardo Paes. “Quero garantir que esse CT que está sendo inaugurado hoje não sairá daqui após os Jogos Olímpicos do Rio”, afirmou o Prefeito.

O espaço do CT de Ginástica foi projetado pela arquiteta do COB, Daniela Polzin, judoca com participação nos Jogos Olímpicos Atenas 2004, e integra o CT Time Brasil. As intervenções feitas no local foram a construção do fosso e salas de apoio, e a aquisição, importação e instalação dos equipamentos (esportivos e tecnológicos). O custo das obras de adequação, compra e importação dos equipamentos ficou em torno de R$ 2 milhões.

Com 2.500 metros quadrados, o CT conta com salas separadas para a ginástica feminina e masculina, sala de reuniões, sala de atendimento aos atletas pelas equipes multidisciplinares, sala médica, sala de administração, área de convivência para os atletas, refeitório, grande sala de fisioterapia e sala de estudos. O CT de Ginástica Artística é o único do Brasil climatizado. O espaço contará ainda com equipamentos de analise de imagem, que estão sendo importados dos Estados Unidos, principalmente para os aparelhos de solo e saltos. A previsão é de que esses equipamentos sejam instalados em fevereiro.

A seleção feminina vai utilizar o CT de forma contínua. A equipe masculina passa a vir ao Rio de Janeiro em campings de treinamento, principalmente os ginastas especialistas em determinados aparelhos. Os generalistas passarão a treinar no CT, em data ainda a ser definida, visando ao Mundial da Escócia, em outubro. A previsão é para que, em um momento de pico, cerca de 40 atletas utilizem o local ao mesmo tempo.

O campeão olímpico nas argolas, Arthur Zanetti, destacou a estrutura do CT e as vantagens de treinar na cidade olímpica. “Agora temos um ginásio completo com toda a estrutura necessária para o nosso treinamento. E o melhor é estar no Rio, bem próximo da arena de competição dos Jogos Olímpicos”, disse o medalhista em Londres 2012, destacando a importância deste ano na preparação da equipe brasileira. “Esse é o ano mais importante do ciclo olímpico. Um ano de treinamento intenso para que a gente chegue bem ao Mundial da Escócia, em outubro, e consiga classificar toda a equipe para os Jogos Olímpicos”, completou Zanetti.

As seleções brasileiras se alimentarão no refeitório local, com alimentação desenvolvida por nutricionista da equipe. Terão também uma sala de estudos para aulas não presenciais com supervisão pedagógica do colégio Anglo-Americano. Haverá também trabalho de prevenção de lesões no local. O COB, em parceria com a CBG, está alugando sete apartamentos próximos ao CT destinados às equipes masculina e feminina – técnicos e atletas.

Os equipamentos esportivos do CT são da marca Spieth, a mesma que será utilizada majoritariamente nos Jogos Olímpicos. O COB já encomendou à Gymnova os dois equipamentos da marca que também compõem o set olímpico, solo e paralela. No Mundial da Escócia, classificatório para os Jogos Olímpicos, todos os aparelhos serão Spieth.

O COB já recebeu solicitações de outros países interessados em utilizar o local. Mas, nesse primeiro momento, o COB e a CBG preferem manter apenas a seleção brasileira treinando no local. A partir de fevereiro será estudada a possibilidade de intercâmbio com equipes de outros países.

A campeã olímpica da juventude nos Jogos de Nanquim 2014, Flávia Saraiva, já se dizia acostumada com a rotina de treinamento no novo CT. A equipe feminina treina no local desde o último dia 5 de janeiro, quando a área dos aparelhos foi entregue aos atletas. “Estamos nos sentindo em casa já. Agora é manter a calma e treinar bastante para os Jogos Olímpicos”, disse a ginasta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira