Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2008 - 11:33

Alimentação alternativa: Camila deve adquirir caroço de algodão ainda em janeiro

Os custos para criação de animais visando à produção de leite merecem ser analisados no que se refere à rentabilidade da atividade. O motivo para tal análise são os elevados preços dos grãos utilizados como ração, fato que, conseqüentemente, tende a reduzir a rentabilidade dos produtores. Com o intuito de diminuir tais custos para os produtores de leite alagoanos, a Cooperativa Agropecuária de Major Izidoro Ltda (Camila) estará repassando, para todos os seus fornecedores de leite, ainda no mês de janeiro, o caroço de algodão parte integrante da mistura para a ração alternativa desenvolvida especialmente para os animais.

De acordo com o Departamento de Assistência Técnica da Camila (DAT), a cooperativa deve adquirir esse material ainda nesse mês de janeiro, que servirá para complementar a mistura, já que o farelo de soja foi repassado para os produtores no final do último mês de dezembro. A ação foi o resultado de uma parceria entre a Camila e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a ração foi distribuída a preço de custo.

Analisando dados do Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepea 2007), é visível a importância da iniciativa da Camila, visto que, no ano de 2007, o farelo de soja teve um aumento de 13,7%. Segundo o Cepea, os aumentos de preços dos grãos ocorreram com maior intensidade nos últimos meses de 2007, e, assim, a relação de troca piorou para o produtor de leite. Em dezembro, foram necessários 42,2 litros de leite para comprar uma saca de milho, e 100,3 litros de leite para comprar 100 quilos de farelo de soja.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira