Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2008 - 11:33

Vice-ministro do Sri Lanka conhece tecnologia de produção leiteira brasileira em São Carlos


O vice-ministro da Agricultura, Desenvolvimento e Serviços do Sri Lanka, Siripala Gamlath e sua delegação estiveram em São Carlos (SP), no dia 17 de janeiro (quinta-feira), onde visitaram a fazenda experimental da Embrapa Pecuária Sudeste. A comitiva conheceu a programação de pesquisa e tecnologias para melhoramento de produção leiteira que foi apresentada pelo chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade Alberto Carlos Bernardi.

A delegação foi composta pelo embaixador do Sri Lanka no Brasil, General Shanta Kottegoda, o secretário Tikiri Mudiyansalage Abayawikrama, o diretor-geral do departamento de agricultura Chandrasiri Kudagamage, o diretor do departamento de exportação Mahanama llangasingha e o filho do vice-ministro Nipuna Dushantha Gamlath.

Em entrevista exclusiva ao Portal Ripa, em seu idioma de origem (interpretado em inglês por um assessor), Gamlath disse que pretende firmar um memorando de entendimento com a Embrapa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para adotar tecnologia brasileira bem como aprimorar a qualificação de profissionais do seu país. “A visita ao Brasil está servindo para conhecer tecnologias e estabelecer intercâmbio de conhecimento”, declarou Gamlath.

O memorando deve prever o intercâmbio de material e conhecimento, especialmente em defesa sanitária animal e vegetal, horticultura e fruticultura. O vice-ministro disse também que sendo um país tropical, o Sri Lanka possui fauna e flora ricas e diversificadas. “Nós temos muito material valioso para mostrar ao Brasil”, destaca.

“Cerca de 70% da população depende da agricultura no Sri Lanka e, em sua maioria, segue o sistema tradicional de cultivo, portanto, sua produtividade é baixa”, pontua Gamlath. O país do sul da Ásia possui uma área de 66 mil quilômetros quadrados, uma população de 20 milhões de habitantes e é majoritariamente produtor de chá e temperos (canelas e pimentas). Possui ainda pequena produção cafeeira e criação de gado leiteiro. As propriedades, em sua maioria, são de economia familiar. A tecnologia para o cultivo de cana-de-açúcar é mais um dos interesses daquele País.

Na unidade da Embrapa, em São Carlos, o pesquisador e Engenheiro Agrônomo André Luiz M. Novo apresentou o Sistema de Produção de Leite e foi questionado pela comitiva sobre o custo benefício das tecnologias para as pequenas propriedades. Em seguida, o grupo, que estava acompanhado pelo secretário de relações internacionais do MAPA, Arthur Teixeira de Carvalho, visitou o projeto de produção de leite e a pastagem de alfafa. Durante a visita, a comitiva também esteve acompanhada do pesquisador Ruy Machado e do representante da unidade de negócios Marco Aurélio Bergasmaschi. | Por: Roberta Salgado G. da Silva – RIPA (www.ripa.com.br ) | Foto: Vice-ministro da Agricultura, Desenvolvimento e Serviços do Sri Lanka, Siripala Gamlath e o diretor-geral do departamento de agricultura Chandrasiri Kudagamage

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira