Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2015 - 08:12

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia já tem novo presidente, Marco Antonio Percope

Em solenidade que teve lugar na primeira semana de janeiro, no Royal Palm Plaza, em Campinas, o professor Marco Antonio Percope de Andrade assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT, substituindo no cargo o também professor Arnaldo José Hernandez, da Universidade de São Paulo.

Marco Antonio Percope graduou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde é professor associado e chefia o Departamento de Aparelho Locomotor.

Mestre e doutor em Medicina pela Unifesp, Percope tem vasta experiência associativa, pois presidiu a Regional da SBOT de Minas Gerais de 1999 a 2000, foi presidente da Sociedade Nacional de Cirurgia do Joelho de 2003 a 2004. Como presidente da Comissão de Ensino e Treinamento, em 2007, foi responsável pelo exame de titulação de ortopedistas e presidente da área de Educação Continuada. Foi tesoureiro da SBOT e sucessivamente segundo vice-presidente, primeiro vice-presidente e agora presidente da instituição.

A posse da nova Diretoria ocorreu no mesmo dia em que se realizou o TEOT, o exame a que submeteram 778 médicos candidatos ao título de ‘Especialista em Ortopedia’ e que é considerado um dos mais rigorosos do Brasil, tanto que há prova escrita, duas rodadas de prova oral, exame físico, de habilidade e, este ano, houve uma nova prova-teste, de atitude.

Nessa nova prova cada candidato tem que atender a um ator especialmente treinado que faz o papel de paciente, apresentando-se com histórico de dor lombar, dificuldade para caminhar ou algum outro problema e que questiona o médico sobre os exames solicitados, medicamentos e tratamento. Os examinadores avaliam a atitude do médico, suas explicações ao paciente, como capta a confiança do pretenso doente, a simpatia e a eficácia do atendimento. Para as cinco provas a que se submeteram os candidatos, a SBOT convocou mais de 400 examinadores, selecionados entre professores de Ortopedia e profissionais de larga experiência de todos os Estados brasileiros.

Para Marco Antonio Percope as provas a que são submetidos os candidatos à titulação são a forma da SBOT garantir à população que os médicos que receberam o título de Ortopedista estão devidamente treinados, capacitados e tem condições de oferecer um atendimento que nada fica a dever àquele prestado nos países mais desenvolvidos. E para se submeter à prova de titulação, um profissional precisa ter estudado por dez anos, acrescenta Percope, pois necessariamente cursou 6 anos de Faculdade de Medicina, fez 3 anos de Residência e mais um ano de R-4, isto é, de treinamento na área da Ortopedia em que pretende se especializar.

Diretoria da SBOT – 2015.: Presidente: Marco Antonio Percope de Andrade (MG) | 1º Vice-Presidente: Luiz Antonio Munhoz da Cunha (PR) | 2º Vice-Presidente: João Mauricio Barreto (RJ) | Secretário Geral: André Pedrinelli (SP) | 1º Secretario: Osvaldo Guilherme Nunes Pires (SP) | 2º Secretário: Antonio Sérgio Sousa Passos (BA) | 1º Tesoureiro: Miguel Akkari (SP) | 2º Tesoureiro: Renato Amorim (SC) | Diretor de Comunicação e Marketing: Vincenzo Giordano Neto (RJ) | Diretor de Regionais: Paulo Silva (GO) | Diretor de Comitês: Rubens Antonio Fichelli Junior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira