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22/01/2008 - 09:23

Grupo Accor: forte progressão do volume de negócios de 2007: + 6,8%

Sólido crescimento no quarto trimestre:+ 6,9% em dados comparáveis, com uma revisão em alta do objetivo 2007 de resultado antes de impostos, ligeiramente superior a 900 milhões de euros.

O volume de negócios realizado pela Accor no ano de 2007 eleva-se a 8 121 milhões de euros, registando um aumento de + 6,8% relativamente ao ano anterior. Tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes, o crescimento do volume de negócios é de + 6,5%.

Em 2007, a política de desenvolvimento do Grupo traduz-se por uma contribuição suplementar para o volume de negócios anual de + 7,9%. As cessões ocorridas no âmbito do prosseguimento da estratégia " asset right ", bem como as cessões de atividades não estratégicas acarretam uma redução de - 6,5% do volume de negócios para o ano. Os efeitos de câmbio representam - 1,1% sobre o volume de negócios anual.

No quarto trimestre de 2007, o volume de negócios do Grupo ficou em 2 002 milhões de euros, registando um aumento de + 1,9% em relação ao quarto trimestre de 2006. Esta evolução leva em conta a desconsolidação da Red Roof Inn em 31 de Agosto de 2007, bem como a da atividade de Restauração Coletiva Italiana em 30 de Setembro de 2007. Tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes, o crescimento do volume de negócios é de + 6,9%, em comparação com + 6,6% no terceiro trimestre e + 6,1% no primeiro semestre.

O excelente desempenho no quarto trimestre reflete: . Uma forte atividade na Hotelaria (+ 6,9%, tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes neste último trimestre, em comparação com + 6,1% no terceiro trimestre e + 5,2% no primeiro semestre), em particular na Europa, no conjunto dos segmentos (+ 7,9%, tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes neste último trimestre, em comparação com 6,9% ao nível mundial), traduzindo um aumento significativo dos índices de ocupação e dos preços médios.

. A atividade constante e regular dos Serviços, que regista, no quarto trimestre de 2007, um aumento do volume de negócios de + 11,5%, tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes.

A política de desenvolvimento do Grupo traduz-se por uma contribuição suplementar para o volume de negócios de + 8,6% no quarto trimestre, ao passo que as cessões de ativos (nomeadamente Red Roof Inn, Go Voyages e a actividade de Restauração Colectiva em Itália) traduzem-se por uma perda de volume de negócios de - 12,6%. Os efeitos de câmbio representam -1,1% no volume de negócios do quarto trimestre de 2007, nomeadamente em virtude da valorização do euro relativamente ao dólar americano.

Crescimento do volume de negócios anual publicado para 2007 de + 16,5% - O volume de negócios anual da atividade Serviços regista um aumento de + 16,5% em dados publicados. Tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes, o aumento anual é de + 11,9%, em harmonia com os objetivos de crescimento anual de volume de negócios a médio prazo fixados pelo Grupo nesta atividade (entre + 8 et + 16%).

A política de desenvolvimento nos Serviços e nomeadamente a aquisição da Kadéos, líder dos cheques-prendas na França, contribui positivamente para o volume de negócios anual em + 6,0%, ao passo que os efeitos de câmbio têm impacto negativo no volume de negócios para 2007 (- 0,9%), em virtude da desvalorização de determinadas divisas sul-americanas.

O volume de negócios do quarto trimestre da atividade Serviços registra um aumento de + 20,6% em dados publicados. Tendo em conta perímetro e câmbio constantes, o aumento é de + 11,5%.

Na Europa, o volume de negócios tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes aumentou em + 9,7% no quarto trimestre, em comparação com um crescimento de + 14,3% no terceiro trimestre e + 13,5% no primeiro semestre (+ 12,5% no ano). A evolução do quarto trimestre é devida à menor progressão dos produtos fora o Ticket Restaurante na França e a um mercado (Childcare Voucher) em menor crescimento após anos de forte desenvolvimento no Reino Unido.

Na América Latina, o volume de negócios tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes aumentou em + 12,3% no quarto trimestre, em comparação com um crescimento de + 8,4% no terceiro trimestre e de + 8,6% no primeiro semestre (+ 9,5% no ano). O sólido crescimento observado no quarto trimestre traduz a melhora da situação no Brasil (+ 4,1% de crescimento em dados comparáveis no último trimestre, contra - 0,6% no terceiro trimestre), bem como o prosseguimento de forte crescimento nos outros mercados sul-americanos (+ 24,2% fora o Brasil).

Hotelaria - Crescimento do volume de negócios anual publicado para 2007 de + 7,8%: O volume de negócios anual da Hotelaria aumentou em + 7,8% em dados publicados e em + 5,8% tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes, reflexo da dinâmica do ciclo hoteleiro na Europa constatada desde meados de 2005, ao mesmo tempo em termos de índice de ocupação e de preços médios. A política de "dynamic pricing" desenvolvida pela Accor, combinada com a "política de praça" contribui também para a melhoria das Revpar.

A organização da Copa do Mundo de Rugby na França gerou 16 milhões de euros de volume de negócios na Hotelaria. Reprocessado deste evento, o volume de negócios da atividade hoteleira teria aumentado em + 5,5%, em lugar de + 5,8% em dados comparáveis.

O ano de 2007 registou a integração da Dorint na Alemanha, bem como a abertura de 28 400 novos quartos em toda a rede. A política de desenvolvimento do Grupo contribui assim positivamente em + 9,5% para o volume de negócios anual. Em conformidade com a estratégia de « asset right » do grupo, a cessão de ativos imobiliários hoteleiros prossegue. As cessões, com ou sem recondução de contratos de gestão ou de franquia, têm como consequência a redução do volume de negócios (- 6,0% para o período). O efeito de câmbio no volume de negócios hoteleiro é negativo em - 1,6%, essencialmente devido à valorização do euro em relação ao dólar americano.

O volume de negócios do quarto trimestre da Hotelaria regista uma progressão de + 6,0% em dados publicados. Tendo em conta perímetro e câmbio constantes, a progressão é de + 6,9%. Fora o efeito Copa do Mundo de Rugby, o crescimento do volume de negócios da Hotelaria teria sido de + 6,5% em dados comparáveis neste trimestre.

Na Europa, o volume de negócios tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes aumentou em + 7,9% no quarto trimestre, em comparação com + 6,7% no terceiro trimestre e + 5,4% no primeiro semestre (+ 6,4% no ano).

Hotelaria de Alta e Média Gamas - Em dados comparáveis, a progressão do volume de negócios atinge + 8,8% no quarto trimestre, em comparação com uma alta de + 7,7% no terceiro trimestre e de + 6,0% no primeiro semestre (+ 7,2% no conjunto do ano).

A França, que representa mais de 36% do volume de negócios da Hotelaria de Alta e Média Gamas, realizou um volume de negócios com aumento de + 10,6% no quarto trimestre e de + 9,0% em ano pleno em dados comparáveis. Este desempenho resulta de um forte aumento do RevPar (+ 12,8%), refletindo a eficácia da política do "dynamic pricing". Os conflitos sociais tiveram um impacto limitado na atividade do quarto trimestre de 2007.

A Europa do Norte também regista excelentes desempenhos no último trimestre, nomeadamente no Reino Unido e na Alemanha (volumes de negócios do quarto trimestre em alta, respectivamente, de + 10,7% e + 5,0% em dados comparáveis, contra + 6,7% e - 0,4% no terceiro trimestre, + 8,1% e + 1,2% no primeiro semestre). No conjunto do ano, o volume de negócios no Reino Unido aumentou em + 8,5% e em + 1,7% na Alemanha, que havia beneficiado em 2006 do efeito da Copa do Mundo de Futebol.

Hotelaria Econômica (fora Estados Unidos) - O aumento do volume de negócios no quarto trimestre é de + 6,6%, tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes, em comparação com uma alta de + 6,2% no terceiro trimestre e de + 5,7% no primeiro semestre (+ 6,1% no conjunto do ano).

Na França, mercado que representa 42% do volume de negócios da Hotelaria Econômica, o crescimento (em dados comparáveis) realizado no quarto trimestre é de + 5,6%, em comparação com um crescimento de + 6,0% no terceiro trimestre, + 3,6% no primeiro semestre e de + 4,7% para todo o ano.

O crescimento em dados comparáveis realizado no Reino Unido no quarto trimestre é de + 8,0% contra + 10,2% no terceiro trimestre e + 12,4% no primeiro semestre (+ 10,6% para o conjunto do ano). Na alemanha, o volume de negócios do quarto trimestre regista uma alta de + 4,9%, em comparação com + 3,0% no terceiro trimestre e + 0.6% no primeiro semestre. Para o ano pleno, a Alemanha regista um crescimento em dados comparáveis de + 2,3%.

Hotelaria Econômica nos Estados Unidos - Tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes, o volume de negócios anual da Hotelaria Econômica nos Estados Unidos regista um aumento de + 1,5%. Este crescimento foi fraco no quarto trimestre (+ 0,7%) contra + 1,6% no terceiro trimestre e + 1,9% no primeiro semestre. A variação do volume de negócios anual publicado de - 15,1% reflete a venda da Red Roof Inn, realizada no início de Setembro de 2007 (desconsolidação da atividade em 31 de Agosto de 2007) e a desvalorização do dólar americano em relação ao euro.

No quarto trimestre, em dados comparáveis, a atividade de Motel 6 regista uma alta de + 0,7% em comparação com + 1,6% no terceiro trimestre e + 1,2% no primeiro semestre. O crescimento de Motel 6 é de + 1,2% para o ano pleno, em dados comparáveis. A evolução do quarto trimestre reflete a alta do preço da gasolina e a desaceleração das colocações em canteiro do imobiliário residencial.

Outras atividades - O volume de negócios das outras atividades no quarto trimestre, que regista uma baixa de - 22,8%, traduz os impactos das cessões da atividade Restauração Coletiva na Itália (desconsolidada em 30 de Setembro de 2007) e da Go Voyages (desconsolidada em 30 de Abril de 2007). Em dados comparáveis, o aumento do volume de negócios das outras atividades é de + 4,7% no quarto trimestre e de + 6,0% para o conjunto do ano. Entre essas atividades, a Lenôtre realizou um volume de negócios anual com aumento de 5.6% em dados publicados, refletindo o impacto da Copa do Mundo de Rugby (2 milhões de euros de volume de negócios suplementares), e da obtenção do Pré Catelan de uma terceira estrela Michelin.

Objetivo de resultado 2007 - Tendo em conta a dinâmica favorável do ciclo hoteleiro europeu observada no quarto trimestre e o prosseguimento de um sólido crescimento nos Serviços, os desempenhos do volume de negócios nos três últimos meses de 2007 são mais elevados do que o esperado. O Grupo Accor revise, por conseguinte, em alta o seu objetivo de resultado antes de impostos e elementos não recorrentes para o ano de 2007, o qual deverá situar-se ligeiramente acima de 900 milhões de euros, contra um objetivo anunciado em Agosto de 2007 de 870 a 890 milhões de euros.

O Grupo Accor, líder europeu e grupo mundial na hotelaria, líder mundial nos serviços às empresas e às autarquias públicas, está presente em cerca de 100 países, com 170 mil colaboradores. Põe ao serviço dos seus clientes o know-how adquirido desde mais de 40 anos nas suas duas grandes atividades profissionais:

- a Hotelaria, com as marcas Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, Suitehotel, Ibis, All Seasons, Etap Hotel, Formule 1 e Motel 6, representando mais de 4 mil hotéis e cerca de 500 mil quartos em 90 países, bem como as suas atividades complementares, nomeadamente com a Lenôtre ;

- os Serviços: 23 milhões de pessoas que beneficiam, em cerca de 40 países, das prestações da Accor Services (recursos humanos, serviços de marketing e gestão de despesas profissionais).

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