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22/01/2008 - 09:28

Getronics Brasil aumenta em 32% o lucro líquido em 2007

Elevação do faturamento em 17% também marcou o ano positivo da subsidiária, que foi a que mais cresceu em todo o mundo em 2007; neste ano, a operação local será um dos centros internacionais de serviço de desenvolvimento de aplicações da Getronics Inc., empresa adquirida recentemente pela KPN, operadora holandesa de Telecomunicações.

São Paulo – A Getronics Brasil, integradora de soluções de TI e Comunicação, tem bons motivos para comemorar o ano de 2007. A empresa anuncia que elevou o lucro líquido em 32% e aumentou o faturamento em 17%. Com esses resultados, a operação local foi a que mais cresceu em todo o mundo, superando as demais subsidiárias da companhia que atua em 25 países. Para este ano, a expectativa é manter o índice de crescimento, isso porque a Getronics Inc., que recentemente foi adquirida pela KPN, operadora holandesa de Telecomunicações, fará da unidade local um de seus centros internacionais de desenvolvimento de aplicações. Assim, a Getronics Brasil espera crescer 26% em lucro líquido e 17% em faturamento.

“Esses resultados mostram que ampliamos significativamente a eficácia da operação da Getronics Brasil. A soma de uma boa gestão com uma oferta de serviços diferenciados impulsionou nosso desempenho neste período”, destaca Paulo Pichini, Vice-Presidente da Getronics América Latina e Presidente Brasil. Além de seguir atendendo a bancos como Santander, Bradesco, HSBC e ABN Real e corporações como Novartis, Grupo Neoenergia, Klabin e Shell, a Getronics ampliou seu portfolio de clientes com importantes nomes como o Banco Votorantim e o Deutsche Bank. “Em termos de mercados verticais, a área de finanças continua ocupando uma expressiva fatia de nosso faturamento. Logo em seguida vem o segmento de telecomunicações com clientes como Oi/Telemar, Telmex/Embratel e Telefônica”, enfatiza Pichini”.

Em 2008, a subsidiária deve crescer 26% em lucro líquido e 17% em faturamento. A empresa investirá em uma oferta de alto nível de serviços offshore de desenvolvimento de aplicações. “A corporação definiu que a operação brasileira será um importante centro de serviços offshore da empresa, especialmente para Application and Management Services”, diz Pichini. Segundo o executivo, além dos fortes investimentos na área de Aplicações, 2008 para a Getronics será caracterizado pelo investimento em expansão geográfica, treinamento e certificações dos colaboradores e pela diversificação cada vez maior dos serviços remotos gerenciados oferecidos a partir do NSOC (Network and Security Operation Center).

Ampliação das operações regionais - Em 2008, a Getronics irá ampliar sua presença em todas as Regiões do Brasil. “Estamos investindo para aumentar as equipes e as instalações de nossas unidades em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Recife”. A busca por talentos para atuar tanto em mercados regionais como na sede da empresa – localizada em São Paulo – será outra marca da empresa em 2008. “Hoje, contamos com 1000 colaboradores; até o final de 2008, esperamos ampliar em 20% esse quadro”, aponta Pichini. Para ele, esses movimentos têm como objetivo levar até a corporação-cliente – onde quer que ela esteja instalada – toda a qualidade e a performance dos serviços de ICT da Getronics. “Essa proximidade com os mercados regionais irá facilitar, também, nosso acesso a oportunidades de negócios fora dos grandes centros”.

Do ponto de vista das ofertas Getronics, 2007 foi, também, um ano especial. “Conquistamos nosso primeiro cliente para a solução TelePresença, da Cisco – é uma oferta que faz parte do nosso portfolio em Advanced Technologies e que irá, com toda a certeza, revolucionar o mercado em 2008”, afirma Pichini. A TelePresença é uma solução para simulação de presença que revoluciona as experiências de comunicação virtual. Para isso, baseia-se em uma sala de alta tecnologia que propicia aos executivos envolvidos em uma conferência remota a percepção de que participam de uma reunião presencial.

2% do faturamento é investido em treinamento e certificação - A meta de crescer 26% em 2008 é suportada, também, pelo constante investimento no treinamento e certificação dos profissionais Getronics. “Entre 1,5 e 2% do nosso faturamento é dedicado à renovação do conhecimento da nossa equipe”, observa Pichini. Em 2007, merece destaque o fato de que a maior parte dos programas de treinamento e certificação foi voltada para disciplinas de Best Practices de TI como ITIL, PMI, CMMi e SixSigma – em 2008, a meta é conquistar o CMMi 3. “Na nossa visão, treinamento e certificação são ações que se inserem num quadro maior: a renovação dos processos e da cultura da Getronics”, observa Pichini. “Nossa meta é, por meio de processos contínuos de qualidade, garantir que nossos serviços de ICT realmente agreguem valor ao negócio-final de nossos clientes”.

Essa filosofia é especialmente importante para a Getronics, empresa que se destaca pelo relacionamento de longo prazo que mantém com alguns dos maiores bancos e das maiores empresas em operação no Brasil. “É fundamental que nossos clientes nos vejam como uma fonte de conhecimento e inovação que dinamize seus processos tanto de negócios como de serviços de ICT; é essa visão que garante o futuro”.

Merece destaque, ainda, a continuidade nos investimentos em treinamento e certificação em comunicações convergentes. “Contamos com profissionais múltiplos, pessoas capazes de organizar projetos que aliam, por exemplo, tecnologia Cisco e Microsoft – duas das principais alianças da Getronics”, resume Pichini. “Para isso, nosso time domina, simultaneamente, disciplinas de TI e de Comunicação”.

Mais de 100.000 dispositivos e aplicações gerenciadas por meio do NSOC - Uma parte expressiva dos negócios da Getronics em 2008 virá da oferta de serviços de monitoração remota que têm, como origem, o NSOC (Network and Security Operation Center). O NSOC atua 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano e, hoje, gerencia mais de 100.000 dispositivos de TI, além de aplicações e indicadores de negócios. “A Getronics oferece o ciclo completo de monitoração remota: cobre a infra-estrutura de ICT – o que inclui desktops, servidores, rede, etc. –, avança para as aplicações de missão crítica da corporação e alcança a camada de monitoração dos indicadores de negócios do cliente”, explica Pichini. Em todos os casos, uma parte significativa dos serviços é oferecida remotamente, o que diminui o custo desta oferta e aumenta o controle sobre toda a gestão do ambiente do cliente. “Acreditamos que, em 2008, a procura pelos serviços do NSOC deva crescer 20%; já estamos ampliando nossa estrutura para acolher os novos clientes que iremos gerenciar e monitorar remotamente”.

Perfil da Getronics - Com mais de 24.000 funcionários atuando em 25 países, e faturamento de 2.6 Bilhões de Euros em 2006, a Getronics é uma das empresas líderes em serviços e soluções de ICT (Information and Communication Technology, tecnologia de informação e comunicação). A Getronics oferece soluções e serviços em workspace management, aplications, consulting e transformation services com o objetivo de ajudar as corporaçõess a elevar o desempenho de seus negócios e aumentar a produtividade de seus funcionários. Esta meta é alcançada por meio de soluções e serviços que promovem o compartilhamento de informações e organizam o trabalho em equipe de uma forma eficiente, segura, efetiva e instantânea, onde quer que essas informações sejam necessárias. A sede mundial da Getronics é em Amsterdan. A Getronics é uma subsidiária da KPN Services. || www.getronics.com/br.

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