Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2015 - 07:07

Consumo exagerado de açúcar na infância pode favorecer o surgimento da diabetes

Estimativas apontam a existência de 13,5 milhões de diabéticos brasileiros, mas de acordo com dados do Ministério da Saúde cerca de 50% ainda não sabem que possuem a doença.

Com o tema ‘Vida Saudável e Diabetes’, a campanha para o Dia Nacional e Mundial do Diabetes, comemorada no dia 14 de novembro pretende levar informações para tornar mais saudável à vida das pessoas com diabetes. Dentro do tema proposto é importante falar sobre o exame para diagnosticar o diabetes, pois a maioria não sabe que tem a doença e também alertar sobre a prevenção, que deve iniciar com a alimentação balanceada desde o nascimento do bebê e principalmente em crianças acima do peso. O consumo exagerado de açúcar na infância pode favorecer o surgimento da diabetes tipo 2.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade leva a outros males, dentre eles o diabetes e ainda elevar os índices de colesterol e triglicerídeos.

Em crianças, a obesidade desencadeia o diabetes tipo 2, que é causado por maus hábitos alimentares. A obesidade faz com que as glândulas que excretam hormônios comecem a lançar no organismo as proteínas pró-inflamatórias, que aumentam ainda mais a obesidade. Diante disso, a educação ou reeducação alimentar deve ser iniciada pelos pais, com orientação de endocrinologista e psicólogo.

Para Dra. Flavia Ribeiro Funes, endocrinologia da clínica Nuclehum, os pais devem ficar de olho no sobrepeso e monitorar o consumo de açúcar das crianças, indispensáveis para ter uma vida mais saudável e também prevenir o diabetes. “O controle deste tipo de alimento começa com uma dieta adequada e balanceada. As mães devem se atentar aos fatores de risco em crianças maiores, tais como: a falta de atividade física, alimentação inadequada e o excesso de peso”, diz.

Para a psicóloga Márcia Regina Orsi, a mãe deve ser orientada a não colocar muito sal nos alimentos e nem oferecer açúcar para o bebê e começar a incentivar hábitos alimentares saudáveis desde o primeiro ano de vida.

Mais do que o controle no açúcar, é preciso que os pais controlem os hábitos alimentares. A mudança de vida e o comportamento contribuem para evitar a ocorrência de diversas doenças, dentre elas o diabetes, bem como proporcionar vida mais saudável aos filhos.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. A data só foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225.

A data de 14 de novembro foi escolhida por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira