Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2015 - 07:17

Ventura Biomédica desenvolve primeiro cateter antibacteriano nacional

Sistema com proteção antimicrobiana reduz em 99% a colonização das bactérias e, consequente, diminui índice de infecção cirúrgica. A versão nacional apresenta valor menor que o preço do produto importado.

Com valor inferior a 60% dos preços praticados no mercado internacional, a Ventura Biomédica, indústria de neurocirurgia de Rio Preto, interior de São Paulo, lança o cateter antimicrobiano, sistema de drenagem que reduz consideravelmente o risco de infecção hospitalar em pacientes submetidos a procedimentos neurocirúrgicos. A nova tecnologia, até então fabricada em outros países, passou a ser produzida no Brasil com o intuito de viabilizar o produto para a rede pública, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionar mais segurança ao paciente e oferecer ao neurocirurgião um sistema de drenagem antibacteriana.

O equipamento reduz os índices de infecção cirúrgica. Isto acontece porque o sistema é capaz de reduzir em 99% a colonização da bactéria Staphylococus Aureus. Este é o diferencial do Cateter de Drenagem Externa com antimicrobiano, sistema que acaba de chegar ao mercado.

Infecções relacionadas ao procedimento de utilização de drenagens externas ocorrem em 5 a 23% dos pacientes e são normalmente complicações severas, com ameaça direta à vida do paciente. Medidas preventivas para estas infecções incluem o controle rigoroso no manuseio da DVE, a aplicação de antiobioticoterapia sistêmica prolongada e, mais recentemente, a utilização de cateteres impregnados com antibióticos ou agentes antimicrobianos. Esta alternativa de prevenção à infecção em neurocirurgia se originou da experiência clínica em cateteres venosos e urinários.

Em neurocirurgia, a aplicação de agentes antimicrobianos nos cateteres ventriculares é mais recente e tem se mostrado eficaz. “Os testes realizados com este produto, para a bactéria Staphilococus Aureus, foram altamente eficazes, resultando em um percentual de redução bacteriana de 99,95% após 18 horas de incubação”, explica José Ricardo Camilo, engenheiro responsável. Esta é a cepa bacteriana de maior potencial de contaminação em pacientes que se utilizam de cateteres ventriculares, e poderá ser de grande benefício em pacientes SUS.

Atualmente existem sete marcas de produtos importados e três marcas nacionais, com inúmeros modelos de drenagens. Apenas dois fabricantes importados oferecem o cateter com antimicrobianos como um item à parte, com alto valor agregado. Nenhum deles oferece este produto aos pacientes SUS (Sistema Único de Saúde).

A Ventura Biomédica, como detentora provável do maior ‘market-share’ deste produto para o SUS, entende que é sua responsabilidade social oferecer este produto diferenciado a todos as classes sociais.

Curiosidade: o Staphylococus Aureus, ou Estafilococos aureus, em português, é uma das bactérias mais comuns na prática clínica uma vez que costuma colonizar a pele de até 15% dos seres humanos. Chamamos de colonização quando uma bactéria se adere a um tecido e começa a multiplicar-se, criando literalmente colônias. A colonização não significa que haja infecção. O problema da colonização é o fato desta ser um reservatório de bactérias pronto para invadir outros pontos do nosso corpo toda vez que uma das nossas barreiras de defesa sofre enfraquecimento. O Staphylococus aureus, após a entrada no organismo, pode não ficar restrito a pele, invadindo o sangue e levando a infecções graves, sepse e choque séptico. Uma vez no sangue, a bactéria pode atingir qualquer órgão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira