Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/01/2015 - 07:11

Como pagar as contas e ainda ter dinheiro para fazer o que deseja

Com a organização das contas da casa, é possível realizar vários sonhos de consumo.

Se cuidar das finanças pessoais já é um desafio, maior ainda é o de cuidar das contas a pagar de toda a família. As despesas do lar são muitas e não há como evitá-las. Além dos compromissos, há os sonhos de consumo que, por vezes, têm alto custo. Por exemplo, uma viagem longa, o carro novo e a casa própria. Tudo isso consome uma boa parcela do dinheiro suado que ganhamos. Diante disso, controlar os gastos é critério fundamental para cumprirmos nossos compromissos e pouparmos para adquirir o que desejamos.

Falando assim parece uma tarefa fácil, mas muitos erram feio ao administrar as finanças. Para controlar os gastos domésticos, Cleber Andriotti Castro, consultor financeiro e sócio-consultor da Andriotti & Castro Consultoria, aconselha que é preciso elaborar o planejamento do orçamento familiar, que é o cálculo da remuneração mensal dos membros da família do qual serão descontadas todas as contas da casa: alimentação, água, luz, internet, telefone, TV por assinatura, planos de saúde, mensalidades escolares, etc. “Também é importante prever um valor médio para despesas que, apesar de não serem fixas, costumam surgir com frequência, como gastos com medicação, vestuário e até lazer” , explica Andriotti.

O advogado especialista em direito do consumidor Dori Boucault acredita que é preciso que todos os membros da família colaborem para reduzir os gastos. “Algumas atitudes simples como apagar a luz de ambientes vazios, diminuir o tempo no banho, não deixar aparelhos ligados ou no stand-by e desligar tudo o que não estiver sendo utilizado garantem economia na conta. Para controlar as despesas fixas, procure sempre evitar o desperdício. Reduza o tempo ao falar no telefone e use outros meios de comunicação, como a internet”, diz o advogado.

Não basta reduzir os gastos dentro de casa, é preciso tomar cuidado com o uso do crédito para que as finanças fiquem equilibradas. “Se for utilizar o cartão de crédito, observe a data do vencimento da fatura e, se possível, pague o seu valor integral, nunca pague o valor mínimo e pague sempre antes da data de vencimento”, ensina Boucault. Reduzir o consumo, pesquisar preços e avaliar a necessidade de realizar uma compra antes de fazê-la são atitudes que ajudarão você a ter uma reserva financeira que poderá ser guardada e investida naquilo que você desejar. Pratique essas dicas hoje para desfrutar de um amanhã melhor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira