Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/01/2015 - 07:48

O smartphone pode garantir seu novo emprego

A revolução digital, diferente de muitas outras, ocorre de forma ágil e organizada. Algo lançado hoje como novidade, amanhã já é obsoleto. Cabe aos empreendedores e empresários compreender e utilizar as ferramentas digitais para tirar o melhor proveito para o negócio. Tomemos como exemplo a questão do emprego. Hoje, num mundo globalizado, moderno e cada vez mais complicado por causa do trânsito, é impossível imaginar as pessoas em enormes filas para preencher formulários e concorrer a alguma vaga. As filas de emprego estão, cada vez mais, com seus dias contados. Não estou anunciado a morte deste modelo. É fácil constatar o crescimento da internet como opção preferencial das empresas para buscar candidatos para preenchimento das vagas. Basta ver o crescimento do Linkedin. Os profissionais, de todos os níveis e áreas de formação, também estão buscando novas oportunidades na internet, seja nas mídias sociais, seja nos sites que ofertam vagas. E esse modelo, apesar de estar em franco crescimento, já se vê ameaçado pelo smartphones. Ainda mais práticos, o aparelho facilita ainda mais o processo de procura de vaga e, por conseguinte, contratação do profissional, que não precisa ir, por exemplo, a um lan house ou mesmo correr para o seu computador para procurar a vaga, preencher os requisitos, enviar o currículo e ficar checando o e-mail diariamente para saber se será ou não convocado a uma entrevista. Parecer, no mundo dinâmico que vivemos, um processo exaustivo e demorado.

O emprego pode estar a um clique do profissional. Ele faz o cadastro pelo celular, recebe um SMS e confirma o seu interesse pela vaga e, em seguida, pode até mesmo agendar a própria entrevista. Uma revolução digital que está mudando a maneira de empregar e ser empregado. E se o serviço oferecido pela empresa via móbile estiver alinhando a outras questões, como trabalhar perto de casa, escolher a faixa salarial e outros requisitos, a ferramenta torna-se ainda mais atraente para os departamentos de Recursos Humanos, bem como para quem procura um emprego ou mesmo uma recolocação.

Vejamos, por exemplo, a questão da geolocalização. Em grandes centros urbanos, morar perto do local de trabalho é um equivalente, muitas vezes, a um bom salário. Com o trânsito caótico de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e outras, o profissional busca perder menos tempo no trânsito. E a velha máxima da qualidade de vida. O profissional quer mais tempo para o lazer e para a família. E quando ele precisa pegar mais de duas conduções para o trabalho, ele começa a não ter tanta disposição para cumprir as horas estabelecidas no contrato. E muitas vezes saí antes de completar seis meses, onerando ainda mais o RH. Trabalhando perto de casa, e reduzindo o trajeto de duas para uma condução, o profissional consegue economizar quase um mês a mais por ano. Além disso, ele falta e se atrasa menos, se tornando mais produtivo e realizado com seu trabalho.

O número de celulares vendidos impressiona cada vez mais. Segundo estudo da consultoria International Data Corporation (IDC), as vendas de smartphones no Brasil durante o segundo trimestre de 2014 somaram 13 milhões de aparelhos comercializados, crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2013. Os dados fazem do País o quarto maior em número de smartphones. Com uma previsão para 2017 de 70,5 milhões de aparelhos. Com um número tão surpreendente, fica mais prático imaginar que, realmente, o seu emprego (ou próximo) pode estar a um clique.

. Por: Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado.| Emprego Ligado -Fundada há três anos pelos americanos Derek Fears, Nathan Dee e Jacob Rosenbloom, o Emprego Ligado é o primeiro site de empregos especializados no segmento de vagas operacionais no Brasil via geolocalização. Atuando principalmente na região metropolitana de São Paulo, tem uma base bem estruturada de candidatos e milhares de empresas como clientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira