Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Unibanco conquista Prêmio Valor Social com a Usina Termoelétrica Bandeirantes

A usina é responsável pela geração de energia elétrica a partir do lixo orgânico, favorecendo o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida da comunidade.

São Paulo - O Unibanco é vencedor da 6.ª edição do Prêmio Valor Social, na categoria “Respeito ao meio ambiente”, com a Usina Termoelétrica Bandeirantes. A iniciativa, uma parceria com as empresas Biogás e Sotreq, iniciada em 2003, consiste na geração de energia elétrica a partir de gases liberados durante a decomposição do lixo.

A UTE Bandeirantes é a maior usina de biogás para geração de energia do mundo e a primeira do Brasil, com capacidade para produzir 170 mil MWh de energia, quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 400 mil habitantes.

Essa energia já abastece cinco prédios administrativos do Unibanco e a expansão do uso dessa energia para a rede de agências depende da definição de regulamentações pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O prêmio teve a inscrição de 174 projetos, enviados por empresas de todo o país, e o Unibanco foi premiado nas duas modalidades da categoria Respeito ao Meio Ambiente, eleito vencedor pelo júri de especialistas em responsabilidade sócio-ambiental e pelo júri popular pela votação no site do jornal Valor Econômico, que reconheceram este relevante trabalho desenvolvido na área da responsabilidade sócio-ambiental.

Processo de produção de energia - Transportado por caminhões, o lixo orgânico é despejado no aterro, produzindo por decomposição natural o gás metano (CH4).

A Biogás é responsável pela extração do gás do lixo, por meio de uma rede de tubulações, e também pelo seu tratamento. Após esse processo, o gás metano é canalizado para a planta de geração de energia elétrica, e utilizado como combustível em 24 grupos moto-geradores, que realizam a queima do gás metano a 1000ºC.

A queima do gás produz a energia térmica que movimenta os motores. A energia mecânica gerada nos motores é transformada por geradores em energia elétrica, que é diretamente transferida para a rede de distribuição da Eletropaulo.

Benefícios para comunidade e meio ambiente - Além da preservação do meio ambiente, a construção da usina trouxe qualidade de vida para os 120 mil moradores de Perus e a valorização da região, pois hoje o aterro sanitário não apresenta odor e não é mais foco de proliferação de moscas e doenças. A usina também investiu na construção de uma ampla área de lazer para a comunidade e proporcionou a estabilização da rede de distribuição elétrica local.

O gás metano (CH4) é um dos principais agentes do efeito estufa. A queima desse gás para produção de energia impede a sua liberação na atmosfera, diminuindo assim a poluição do meio-ambiente e o aquecimento global, uma vez que este gás é considerado 21 vezes mais poluente que o gás carbônico.

Créditos de Carbono - Adicionalmente, a captação do gás metano permite a emissão de créditos de carbono, que poderão ser comercializados com empresas de países desenvolvidos mobilizados a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, de acordo com as metas do Protocolo de Kyoto.

Inscrita na ONU como projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, a UTE Bandeirantes já contabilizou e certificou mais de 1.200.000 toneladas de créditos de carbono. Dos Créditos de Carbono obtidos, 50% são repassados à Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para investimentos no Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira