Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2015 - 07:52

5 dicas para um startup ser mais promissora no curto e médio prazo

Todo mundo quer saber como fazer para montar sua própria startup, parece que virou febre, hoje em dia todo mundo quer empreender, mas nem sempre sabem como dar o primeiro passo. Ver sua startup “bombar” rapidamente e então viver em alguma ilha paradisíaca, monitorando seu negócio que já nasceu na nuvem. Infelizmente o caminho não é tão simples, e diferente do que se pensa, muito menos glamouroso, porém existem formas de se chegar lá.

Porém já segue o disclaimer antecipado: se você espera que eu diga que empreender é simples, que você não vai ter que se dedicar muito, ou se colocar em xeque boa parte do tempo, esse artigo não é para você.

Empreender requer dedicação, muita dedicação, se você quiser dar certo, claro.Pensando nisso, Jhonata Emerick Ramos, sócio fundador da 99Motos preparou algumas dicas que aplica em seu dia a dia, e que acredita pode ajudar você e sua startup a ser mais promissora no curto e médio prazo.

1. Custos x Pessoas -Para começar um negócio você vai sempre precisar de dinheiro, não tem jeito, tudo custa. Você pode começar com seu próprio dinheiro, o que chamamos de bootstrapping, ou achar, alguém que invista na sua idéia/startup, um investidor. Sempre se preocupe com custos, sempre, afinal sua sobrevivência como empresa depende disso, mas nunca economize em pessoas, você ter o time certo ao seu lado, faz toda a diferença. Contrate certo e mantenha essas pessoas motivadas.

2. Você vai errar! -Você vai errar! Isso é um fato. Porém você precisa sempre analisar o resultado das suas decisões para rapidamente corrigir quando for necessário. Tem uma frase do Washington Olivetto que descreve perfeitamente o que quero dizer com essa dica: “A Aventura pode ser louca, desde que o aventureiro seja lúcido”. Análise, questione, mude, pivote se necessário. Um empreendedor é flexivel.

3. Impressione seu cliente a um preço competitivo -Essa é uma tarefa difícil! O seu cliente a primeira vez que for usar seu serviço/produto, ele vai comparar com a forma atual de uso do mesmo serviço/produto, isso é natural. Vamos supor que você é competitivo em preço, o que mais oferece? Você precisa incentivar esse cliente a sair da zona de conforto. Use sempre a tecnologia a seu favor.

4. Novos Mercados -Quando montamos uma startup, por exemplo, de serviços, temos um condicionamento natural em buscar somente os mercados onde esse serviço já é bem estabelecido. Tenha sempre em mente, se você é uma startup de tecnologia, você pode (e deve!) mostrar ao mercado novas formas de fazer velhas coisas. Seja ousado, questione e proponha novas soluções.

5. Confiante, mas com os pés no chão e foco no resultado -Você vai passar muitos momentos difíceis, vai querer largar tudo algumas vezes. Mantenha a confiança e o otimismo sempre, porém nunca tire seus pés do chão e mantenha sempre o foco nos resultados. Você tem uma meta e está indo buscá-la.

. Por: Jhonata Emerick Ramos

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira