Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2015 - 07:52

A hipnose e os problemas emocionais

Por muitos anos a hipnose tem sido alvo de críticas e dúvidas, tanto no meio científico quanto no meio comum. Afinal, para que serve a hipnose?

Primeiramente é preciso saber que a hipnose é uma grande ferramenta para o tratamento de problemas emocionais. Costumo dizer que há profissionais que tratam o hardware e outros que tratam o software. Ou seja, quando o problema é de ordem cerebral, como má formação ou problemas neurológicos, não pode ser considerado emocional. Por outro lado, quando se pode reprogramar algo que está no inconsciente e que está causando esses problemas, ai sim se pode fazer uma espécie de reprogramação na mente.

A hipnose aliada à terapia, chamada de hipnoterapia, age exatamente nessa reprogramação. Mas onde exatamente o hipnoterapeuta atua? No inconsciente. Podemos comparar o inconsciente a uma caixa preta de um avião. Quando ocorre o acidente aéreo essa caixa preta registra a falha do piloto ou falha mecânica. E quando os técnicos abrem essa caixa, eles conseguem saber exatamente o que causou o acidente. O hipnoterapeuta faz a mesma coisa: acessa a caixa preta, descobre o que está ocasionando o problema e faz a reprogramação.

Na hipnoterapia, acredita-se que é possível tratar praticamente tudo com as técnicas hipnóticas. As pessoas sentem o que sentem e são o que são porque são frutos do meio, elas foram programadas desde sua concepção e essa programação as seguem por toda a vida. Cabe ao hipnoterapeuta fazer um mapa geral dessas concepções e dar um novo sentido emocional para tudo isso.

Quando sentimos medo e esse medo ultrapassa o natural é porque temos algo no passado ligado a isso. É um tipo de trauma que precisa ser liberado e com a hipnoterapia é possível chegar ao exato momento em que o problema se instalou. O medo é apenas um exemplo. Mas, seguindo essa linha emocional, podemos citar depressão, ansiedade, vícios, ejaculação precoce no caso dos homens e demais problemas. Quando o profissional detecta o problema a hipnoterapia pode ser um grande antídoto.

É importante dizer que a hipnoterapia não é milagre e também não pode ser considerada a solução em 100% dos casos. Há pessoas que não estão preparadas para a hipnose ou que simplesmente não acreditam que essa técnica pode solucionar seus problemas. Desta maneira o hipnoterapeuta não terá sucesso na utilização das técnicas. Isso também ocorre em outros tratamentos, como vou a um médico se não acredito na sua competência em me ajudar? O que quero dizer é que não se trata de crenças religiosas ou crenças internas somente, mas o quanto a pessoa que necessita de ajuda está aberta para o tratamento.

A hipnose clínica científica está casa vez mais difundida no Brasil e é aprovada como ferramenta pela medicina e foco de estudos científicos. É importante saber que tudo que é adivinhação, espiritual, ritualístico ou religioso não é hipnose ou hipnoterapia. Uma pessoa que se utiliza desses métodos e se diz hipnoterapeuta está agindo de má fé.

Em minha tese de doutorado afirmo que a hipnoterapia será o principal tratamento para problemas de ordem emocional no mundo. Isso já está ocorrendo, a saúde pública tem lucrado e as pessoas que escolhem a hipnose para resolver seus problemas têm ótimos resultados.

. Por: Alessandro Baitello, hipnoterapeuta, fundador e presidente da Rede Clínica da Hipnose e da Escola da Hipnose, doutor em hipnose clínica pela AICHE (Academia Internacional de Hipnose Clínica Y Experimental) na Espanha. Sua experiência ultrapassa os quatro mil casos tratados com hipnose clínica. |*O Hipnoterapeuta é considerado um terapeuta alternativo que utiliza a hipnose como sua principal ferramenta para tratar problemas emocionais. Consulte sempre seu médico de confiança.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira