Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2015 - 07:04

Pesquisa Global da GE Healthcare mostra importância dos avanços tecnológicos para a área da saúde

A medicina tem progredido a passos largos nos últimos anos, mas a saúde ainda enfrenta muitos desafios, como orçamentos reduzidos, envelhecimento da população e aumento da incidência de doenças crônicas. A conexão entre as tecnologias e entre tecnologias e pessoas, também conhecida como “internet industrial”, está cada vez mais sendo utilizada na área da saúde para melhorar o atendimento a pacientes em todo o mundo.

Segundo Paulo Banevicius, diretor de Healthcare IT da GE Healthcare para América Latina, a internet industrial na área da saúde não se resume somente a criar equipamentos inteligentes. “É conectar os profissionais de saúde com sistemas que disponibilizem informações mais acuradas e rápidas, de maneira simples, permitindo que eles dediquem mais tempo cuidando dos pacientes, já que ficarão menos tempo gerenciando essas tecnologias”, explica.

Para saber a opinião das pessoas sobre como a tecnologia da informação poderia ajudar a melhorar o sistema de saúde, a GE Healthcare realizou uma série de pesquisas intituladas “Valor do Saber”. Na última edição, que aconteceu entre junho e setembro de 2014, com foco em tecnologia, foram entrevistadas cerca de 10 mil pessoas em dez países, incluindo o Brasil, China, Índia, Estados Unidos e Reino Unido.

Avaliando os resultados, foi possível perceber que a infraestrutura de saúde de cada lugar é reflexo de suas características sociais, econômicas e políticas. Por exemplo, dos entrevistados do Brasil, 81% disseram que uma grande preocupação é diminuir o tempo de espera para serem atendidos, o que sugere que a saúde no Brasil é estratificada – ou seja, há uma lacuna entre padrões de atendimento público e privado que resulta em uma distribuição desigual de médicos e recursos no território nacional¹.

O país com o menor número de entrevistados preocupados com o tempo de espera foi a Austrália, com 62% dos respondentes. Esse dado pode ser interpretado como um reflexo da homogeneidade do sistema de saúde australiano quando comparado a desigualdade do sistema de outros países, como o Brasil.

No que diz respeito ao uso de soluções computação em nuvem, 87% de todos os entrevistados e 95% dos brasileiros acreditam que o uso dessa tecnologia para monitorar a saúde à distância será a mais importante inovação médica nos próximos anos.

Números do Brasil: . 47% dos entrevistados brasileiros acreditam que o tempo de duração das consultas médicas é adequado. Já 44% acham que esse tempo não é suficiente.

. Dentre as tecnologias que os brasileiros acreditam que serão importantes para o futuro dos cuidados com a saúde estão:

. Tecnologias para monitoramento de saúde fora do hospital – 95%

. Equipamentos portáteis – 94%

. Softwares de análise para reduzir o número de cancelamentos e atrasos nos atendimentos – 94%

. Gravação e armazenamento digital dos dados dos pacientes – 93%

Dentre as tecnologias que os entrevistados acreditam que mudarão o atendimento de saúde estão: . Equipamentos de diagnósticos mais rápidos – 83%

. Tecnologias que reduzam o tempo de espera em pronto socorros– 81%

. Acesso instantâneo dos médicos aos dados de saúde dos pacientes – 74%

. Acesso instantâneo do próprio paciente aos dados médicos – 67%

. Acesso a um médico online – 64%

. 95% dos brasileiros acreditam que seria muito importante se os médicos avisassem do risco de cada paciente desenvolver uma doença, antes mesmo da doença aparecer.

Internet industrial na saúde brasileira - Fato importante é que os benefícios da internet industrial já são realidade para o sistema de saúde brasileiro. Um exemplo, foi a recente aprovação da Anvisa para que a GE Healthcare começasse a comercializar o Centricity Anesthesia, software que coleta todos os sinais vitais do paciente durante a cirurgia em tempo real, liberando o médico anestesiologista deste controle, para que possa focar sua atenção somente no paciente. Além disso, a solução disponibiliza protocolos de segurança para que todos os procedimentos cirúrgico sejam feitos de acordo com as normas padrão de saúde e do hospital. O Centricity Anesthesia é construido baseado na plataforma Predix, desenvolvido pela GE para suportar as suas soluções de Internet Industrial, otimizando as operações do sistema.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira