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30/01/2015 - 07:27

Ampla aumentou investimentos em 22,2% em 2014

Distribuidora ampliou investimentos em melhorias na rede de distribuição e em ações de combate às perdas por furtos de energia, bem como na conexão de novos clientes. Número de clientes aumentou 2,7% em 2014.

Niterói (RJ) – Os investimentos da Ampla alcançaram R$ 565,34 milhões em 2014, um aumento de 22,2% em relação aos R$ 462,46 milhões investidos em 2013. A empresa ampliou investimentos em melhorias na rede de distribuição da companhia e em ações de combate às perdas por furtos de energia, bem como na conexão de novos clientes.

Ao final de 2014, a companhia alcançou 2.889.690 clientes, 2,7% a mais do que os 2.812.494 clientes que contava no fim de 2013. Dos cerca de 77 mil novos clientes conectados de janeiro a dezembro de 2014, mais de 71 mil correspondem a clientes residenciais.

As vendas e o transporte de energia no ano de 2014 alcançaram 11.801 GWh, um aumento de 5,2% em relação a 2013. Esse aumento deve-se ao maior número de clientes e ao maior consumo de energia per capita no mercado cativo, que totalizou 3.813 KWh/consumidor, 3,2% a mais do que em 2013. O aumento do consumo de energia per capita nesse período é atribuído, principalmente, às altas temperaturas registradas em 2014.

Resultados econômico-financeiros -A receita da Ampla foi de R$ 6,1 bilhões em 2014, 17,3% superior à receita registrada no mesmo período de 2013, devido ao maior consumo de energia e à revisão tarifária média de 2,64% na área de concessão da empresa, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 7 de abril de 2014. Além disso, as receitas da companhia foram impactadas positivamente pela medida da Aneel (despacho 4.621, em novembro de 2014), permitindo às distribuidoras de energia contabilizar, nos seus resultados financeiros, os créditos a receber nos próximos reajustes tarifários, principalmente atribuídos ao aumento do preço da energia adquirida, com a situação hidrológica desfavorável no Brasil.

Os custos e as despesas operacionais alcançaram R$ 3,8 bilhões em 2014, valor 23,7% superior ao mesmo período de 2013. Esse incremento reflete os maiores custos com a compra de energia, resultado do aumento do preço da energia, principalmente no mercado de curto prazo, com o acionamento das usinas térmicas, em decorrência do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas no País.

No ano de 2014, o Ebitda da empresa atingiu R$ 967,6 milhões, substancialmente em linha com os R$ 967,6 milhões reportados em 2013. O aumento do consumo de energia e a revisão tarifária de abril de 2014 foram compensados, em grande parte, pelo aumento dos custos operacionais.

Como resultado de todos esses fatores e da conciliação do valor da base de ativos da companhia com a base de ativos homologada pela Aneel, na ocasião da revisão tarifária finalizada em abril de 2014, a Ampla registrou um lucro líquido de R$ 194,83 milhões em 2014, em comparação com o lucro líquido de R$ 515,05 milhões de 2013.

Perdas de energia - No período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014, as perdas totais de energia ficaram significativamente em linha com os níveis de 2013, alcançando 20,11% do total da energia distribuída pela Ampla, contra 19,76% registrado no mesmo período de 2013. Essas perdas, em grande parte, devem-se ao furto de energia na área de concessão da companhia.

Perfil - A Ampla Energia e Serviços S.A., uma empresa do Grupo Enel, é responsável pela distribuição de energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, equivalente a uma área de 32.188 km². Os 2,88 milhões de clientes atendidos pela companhia são concentrados na Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo, assim como nos municípios de Itaboraí e Magé.

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